Conselho Tutelar de Pedreira inaugura sede própria

Desde 2011, quando foi criado, o conselho tutelar funcionava na sede da Subprefeitura de Cidade Ademar

A nova sede do Conselho Tutelar de Pedreira foi inaugurada ontem, dia 2, pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili. Criado em 2011, o Conselho Tutelar (CT) do distrito de Pedreira funcionava desde então na sede da subprefeitura de Cidade Ademar, em condições aquém das necessidades exigidas para cumprir sua função.

Com a mudança para a nova sede – uma casa ampla, de dois andares, com salas exclusivas para cada um dos cinco conselheiros – o CT de Pedreira passa a atuar mais próximo da sua comunidade e de modo mais assertivo. Na sede antiga eram realizadas, em média, cerca de 1.200 atendimentos por mês. “O compromisso da nossa gestão é fortalecer e levar boas condições para os conselhos tutelares da cidade de São Paulo”, declarou no ato Rogério Sottili.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário destacou o grande desafio de tornar São Paulo uma cidade alicerçada no respeito aos direitos humanos e às suas crianças e adolescentes. “Queremos fazer dos conselhos tutelares de São Paulo um exemplo para o país. Sabemos que não é fácil”, afirmou. Sottili ainda reforçou o importante papel desempenhado pela Subprefeitura de Cidade Ademar, que se empenhou em alugar e reformar o novo imóvel. “Nós não conseguiremos desempenhar nenhum trabalho eficaz sem a parceria com as Subprefeituras. Essa parceria é fundamental”, disse Sottili.

Presente ao ato, Francisco Lo Prete Filho, subprefeito de Cidade Ademar, contou já estar em tratativa com a SPTrans para aproximar uma linha de ônibus à nova sede do CT. Já Rogério dos Santos de Paula, um dos cinco conselheiros que atuam no CT de Pedreira, não escondeu a satisfação com a nova sede e com as melhores condições que ele e seus colegas terão para atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Fico muito feliz pela sede que temos hoje.”

Plano de Metas

O compromisso de fortalecer os Conselhos Tutelares, assim como o fornecimento de infraestrutura adequada, é uma das 13 metas sob responsabilidade da SMDHC incluídas no Programa de Metas da Cidade de São Paulo, que reúne as ações prioritárias da Prefeitura para os próximos anos. Na área de crianças e adolescentes, a gestão do prefeito Fernando Haddad tem ainda o objetivo de enfrentar à exploração sexual, dar atenção à criança e ao adolescente em situação de rua e a promoção dos direitos da primeira infância.