Prefeitura e CIEE lançam programa de formação complementar para inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho

Convênio prevê oferta de cursos com foco na empregabilidade, desde a formação até o processo de seleção, contratação e permanência no trabalho

A Prefeitura de São Paulo firmou nesta segunda-feira, dia 25, um Termo de Cooperação Técnica com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para o desenvolvimento do programa de formação complementar para a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. A solenidade aconteceu na sede do CIEE em São Paulo e contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e do presidente do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli.

Ao lembrar os programas nacionais de difusão do acesso à educação, criados pelo governo federal, como o PROUNI e o PRONATEC, o prefeito Fernando Haddad enfatizou a importância de ações específicas para atender as necessidades da população em situação de rua. "O que estava por trás de todas essas iniciativas [PROUNI e PRONATEC] era a percepção de que nós tínhamos que garantir aos brasileiros uma de duas oportunidades: ou uma educação profissional, para que as pessoas tivessem um ofício reconhecido por certificado ou diploma, ou o acesso à educação superior. A população em situação de rua se insere neste contexto e nós não vamos desistir de ninguém. Todo mundo tem direito a um passo a mais. E estamos num momento em que esse passo está sendo dado”, afirmou Haddad. “Na nossa administração, ninguém vai ficar para trás. Vamos oferecer a todos a oportunidade de a pessoa se emancipar”, completou o prefeito.

O termo de cooperação com o CIEE integra o plano de ações do projeto Empregabilidade Pop Rua, uma iniciativa das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) que tem como objetivo ampliar o preparo de pessoas em situação de rua para a reinserção no mercado formal de trabalho. Além do trabalho de aproximação e engajamento que já se realiza com as empresas parceiras da Prefeitura de São Paulo no PRONATEC Pop Rua, o Programa de Formação Complementar para Inserção de Pessoas em Situação de Rua no Mercado de Trabalho estabelecido com o CIEE firma parceria com uma instituição tradicional em formações complementares aos cursos profissionalizantes.

"Nos comprometemos com a Prefeitura de São Paulo em colocar nossa infraestrutura para abrir as portas da cidadania às pessoas mais vulneráveis”, disse Ruy Martins Altenfelder, presidente do Conselho Administrativo do CIEE. Com foco na empregabilidade, o curso ministrado pelo CIEE terá carga horária de 12 horas e abordará temas como relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, imagem profissional, atendimento ao cliente, empreendedorismo e processo seletivo.

Caberá à Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania, a mobilização, a pré-seleção e o acompanhamento dos participantes. Terão prioridade alunos matriculados ou concluintes do PRONATEC Pop Rua. A Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua da SMDHC é responsável, também, pela mobilização das empresas parceiras.

O termo foi assinado por Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e Luciana Temer, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O secretário Rogério Sottili enfatizou a importância estratégica da parceria com o CIEE para um auxílio mais cuidadoso a essa população. “A inserção no mercado de trabalho das pessoas em situação de rua precisa ser acompanhada e construída respeitando as particularidades e dificuldades de cada pessoa. Por isso, é essencial que essa inserção não se restrinja à formação técnica e a uma profissão, mas também desenvolva noções complementares como trabalho em equipe e preparação para o processo seletivo". Para Sottili, “a inserção no mercado de trabalho tem o poder de auxiliar as pessoas em situação de rua no resgate de sua dignidade e autonomia e na construção de uma trajetória de saída da rua”.

Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, o curso que será oferecido é essencial para a emancipação dessas pessoas. "Todo o esforço que nós fazemos de acolhimento de nada vale se a gente não fizer o esforço para que elas caminhem sozinhas depois", afirmou.

Desde o lançamento do PRONATEC Por Rua, 402 pessoas em situação de rua se matricularam nos cursos profissionalizantes, 193 concluíram os cursos e 53 foram contratados até o momento. Mas ainda há um significativo processo de evasão após a contratação. Em avaliação com as empresas parceiras, muitas apontam a necessidade de maior preparo dos candidatos tanto no momento da seleção quanto após a contratação. Sendo assim, esta parceria com o CIEE vem ao encontro da promoção de melhorias no projeto para ampliar a empregabilidade da população em situação de rua e garantir a posterior permanência no trabalho.

Conheça o PRONATEC POPRUA

Natural de Guiné-Bissau, Heliano Ferreira chegou ao Brasil há dois anos e morou na rua. Após passar pelo programa de formação do PRONATEC Pop Rua, foi contratado pela Eletropaulo. "Cheguei ao Brasil como uma mão na frente e a outra atrás, sempre morando na rua. No início, foi muito difícil porque deixei minha família na África. Hoje, eu tenho orgulho de vestir esse uniforme e falar para a minha família que trabalho numa das maiores empresas de energia da América Latina”, relatou. "O pessoal que mora na rua precisa de uma oportunidade, de uma chance, a maioria quer mudar de vida. Graças ao curso e ao projeto, hoje eu mudei de vida”, concluiu Heliano.

"Quando você ouve essas palavras, vemos que nossa missão acontece. Ser sustentável não é só gerar energia com compromisso com o meio ambiente. Sustentável é também compromisso social", disse Artur Tavares, diretor de Clientes Públicos das AES Eletropaulo, após a fala de Heliano. "O setor privado não pode ficar de fora. O desafio não é fácil, mas tudo começa com um passo. É a capacitação profissional inclusiva”, afirmou.

O evento contou com aproximadamente 350 convidados, entre empresários parceiros do CIEE e do PRONATEC Pop Rua, educadores, beneficiários do programa e representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

 

Fotos: Fernando Pereira/SECOM