Secretário Rogério Sottili participa do debate de abertura da exposição ‘Brasil e Holanda – paz e justiça’, no Senac Santo Amaro

Debate contou com a participação de Nanette Konig, colega de Anne Frank e sobrevivente do Holocausto

Nesta segunda-feira, dia 11, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, participou do debate de abertura da exposição 'Brasil e Holanda – paz e justiça: refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor', que aconteceu no Centro Universitário Senac Santo Amaro. 

Exposição 'Brasil e Holanda – paz e justiça: refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor'

A exposição é uma iniciativa da Embaixada dos Países Baixos, em Brasília, com realização da Casa Anne Frank, Instituto Plataforma Brasil e Senac São Paulo. Além da SMDHC, também são parceiros o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Prefeitura de Amsterdã e os amigos da Casa Anne Frank no Brasil.

‘Brasil e Holanda – paz e justiça’ tem como objetivo promover a reflexão sobre o passado para a construção de um futuro mais justo e democrático, por meio da exposição de fatos históricos da relação entre Brasil e Holanda. A mostra é dividida em três partes: a história de João Maurício de Nassau e sua influência desenvolvimentista no Brasil, no século 17; a violação de direitos humanos durante a 2ª Guerra Mundial, contada por meio da história de Anne Frank; e as instituições de promoção do direito internacional estabelecidas na Holanda.

O debate de abertura, com o tema 'Paz e justiça no século 21', contou também com a participação de Jorge Chediek, coordenador-residente do sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no Brasil; Nanette Konig, colega de Anne Frank e sobrevivente do Holocausto; e Ivo Herzog, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog. Flávia Piovesan, professora-doutora em Direito da PUC-SP, mediou a conversa.

Debate de abertura 'Paz e justiça no século 21'

Em sua fala, o secretário Rogério Sottili destacou as semelhanças históricas de violação de direitos humanos na Holanda e no Brasil, fazendo uma articulação entre os horrores do holocausto e da ditadura civil-militar brasileira. Ao mesmo tempo, enfatizou que em ambos os países também se criaram mecanismos de apuração das injustiças cometidas no passado. Mais especificamente em São Paulo, Sottili falou da criação da Coordenação de Políticas pelo Direito à Memória e à Verdade da SMDHC e das diversas ações desenvolvidas na Cidade para fortalecer a memória e a verdade.

Como exemplos, o secretário citou o esforço em se revisar o nome de ruas que prestam homenagens aos torturadores; a inserção do tema nas escolas municipais por meio da formação de professores e o envio de publicações; o processo de identificação de mortos e desaparecidos políticos entre as ossadas encontradas em vala clandestina no bairro de Perus; além da aprovação, em junho desse ano, da lei que institui a Comissão Municipal da Memória e da Verdade da Prefeitura de São Paulo.

Nanette Konig, colega de Anne Frank, participa da abertura da exposição

A exposição segue aberta para visitação até o dia 30 de outubro, no Centro Universitário Senac Santo Amaro.

 

Exposição: 'Brasil e Holanda - paz e justiça'
Biblioteca do Centro Universitário Senac - Santo Amaro
Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro
Tel.: (11) 5682-7300
De 11/8 a 30/10, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; sábados, das 8h às 17h
Entrada gratuita

 

Fotos: Gustavo Vaz