Nota pública de solidariedade

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Migrantes, manifesta solidariedade e apoio à família de Brayan Yanarico Capcha

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Migrantes, vem manifestar solidariedade e apoio à família de Brayan Yanarico Capcha, de cinco anos, tragicamente assassinado no dia 28 de junho em sua residência no bairro de São Mateus, Zona Leste de São Paulo.

A SMDHC repudia veementemente o ocorrido e se coloca à disposição para acompanhar o retorno dos familiares à Bolívia ou a sua permanência em São Paulo, conforme sua decisão.

Desde a última sexta-feira, temos prestado apoio aos familiares na denúncia e investigação, com especial atenção às demandas da comunidade local, que clama por justiça e maior atenção por parte das autoridades. Entidades que atuam na defesa dos direitos dos imigrantes em São Paulo informaram que são registradas cerca de 20 denúncias desse tipo de crime contra os/as migrantes por ano.

Entendemos os migrantes como parte constituinte da história e do mosaico de culturas que compõem a cidade de São Paulo. Precisamos reconhecer e valorizar o seu papel e avançar na garantia de direitos a esse público. Faremos o que estiver ao alcance do município para reduzir a vulnerabilidade da população migrante em São Paulo e para garantir uma vida digna às mais de 150 mil pessoas que escolheram São Paulo como lar.

Reiteramos nossa solidariedade à comunidade boliviana em luto e ficamos à disposição para avançar nesse diálogo.

 

Coordenação de Políticas para Migrantes
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Prefeitura do Município de São Paulo