#DialogoSPDH/Migrantes

Com a presença de mais de 400 pessoas, a maioria migrantes, a SMDHC realizou o primeiro #DialogoSPDH/MIGRANTES, no Centro Cultural São Paulo

Logo no início, com o auditório lotado, um show de flauta andina, apresentado pelo grupo Peru Inkas, deu as boas-vindas aos presentes. Em seguida, o secretário Rogério Sottili e o coordenador de Políticas para Migrantes, Paulo Illes, fizeram suas falas iniciais e convidaram ao debate.

O secretário disse que "é uma alegria contar com a presença de famílias inteiras desse grupo tão importante para a cidade de SP que são os migrantes". O secretário apresentou a nova estrutura da Secretaria e destacou algumas ações prioritárias.

Foi aplaudido pelos participantes ao falar da intenção de inserir as datas comemorativas migrantes no calendário oficial de São Paulo e tornar os locais de celebração de atividades culturais migrantes, como a Feira da Rua Coimbra, em verdadeiros "patrimônios culturais da cidade".

Depois, Paulo Illes apresentou sua trajetória na luta pelos direitos dos migrantes e falou do papel que pretende desempenhar na recém-criada Coordenação de Políticas para Migrantes. Citou  momentos históricos, como o diálogo entre os movimentos migrantes e o então candidato a prefeito, Fernando Haddad, em meados de 2012, quando se decidiu pela criação da Coordenação no bojo da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e não na Secretaria de Segurança Pública, como ocorre em alguns países.

Em sua opinião, a mudança de olhar, que via o migrante como ameaça e agora o vê como cidadão, não é pequena - e merece ser sempre lembrada.

Diversas intervenções individuais ou institucionais ocuparam o debate, que se estendeu até as 21h30. Entre as principais demandas, destacam-se: a criação e o fortalecimento dos canais de diálogo com migrantes; aprimoramento no atendimento e na formação de agentes de saúde e de educação, com possibilidades de contratação dos migrantes para trabalhar nessas áreas; formação técnica e profissional para aprimorar condições de acesso a melhores postos de trabalho; e combate à discriminação e xenofobia em todos os setores, entre outros pontos.

O coordenador e secretário encerraram a atividade agradecendo a qualidade das exposições realizadas e destacando que este é apenas o começo de uma longa construção, que precisa da participação de toda a comunidade migrante de São Paulo.

Confira vídeos do encontro aqui.