Students Reinventing Cities São Paulo 2023: confira as regras do concurso e faça sua inscrição até 13 de abril

Competição vai premiar trabalhos que retomem a Praça da Bandeira, no centro, como um local agradável para a circulação de pedestres

 

No próximo dia 13 encerram-se as inscrições para o Concurso Internacional “Students Reinventing Cities São Paulo 2023”. Voltada a estudantes de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, a competição tem o objetivo de reunir ideias para a requalificação da Praça da Bandeira, um dos principais fluxos de deslocamento entre as zonas sul e norte da capital. O concurso é uma iniciativa da SP Urbanismo e da rede global de cidades C40 Cities.

Para auxiliar os estudantes interessados em participar da competição, a SP Urbanismo preparou a seção abaixo de perguntas e respostas. Confira!

 

 

Como se inscrever?

Para participar do concurso, é necessário realizar a inscrição, via formulário, até 13 de abril na página do site da rede C40 dedicada a São Paulo.

Será preciso especificar a experiência que cada membro traz à equipe e a universidade em que está matriculado. O membro responsável do grupo também deve ser indicado.

 

 

Como a equipe deve ser composta?

Mesmo que multidisciplinares, as equipes de estudantes necessitam, obrigatoriamente, que o membro responsável pelo projeto esteja matriculado no curso de Arquitetura e Urbanismo durante todo o concurso. Inclusive, é recomendável que, ao menos, 50% dos participantes sejam alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Também é preciso indicar um conselheiro docente para orientação, devidamente habilitado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil ou no conselho responsável do país onde o profissional desenvolve suas atividades.

 

 

O que deve ser considerado para a elaboração dos projetos?

Os trabalhos precisam considerar a legislação competente e os projetos de requalificação já executados, em elaboração ou em construção pela Prefeitura de São Paulo para o centro da cidade. São exemplos, respectivamente, a Requalificação do Vale do Anhangabaú, Requalificação dos Calçadões e Plano Urbanístico do Parque Dom Pedro II.

Também é recomendável que os estudantes analisem os projetos vencedores em primeiro lugar do Concurso Reinventing Cities São Paulo 2022, em especial, o projeto vencedor da Área 1B – Boulevard Prestes Maia, por se localizar do lado oposto da Praça da Bandeira. Saiba mais sobre o Reinventing Cities São Paulo 2022.

 

 

Quais melhorias devem ser propostas?

As propostas devem tratar da requalificação das vias e conexões entre as duas margens do Vale do Anhangabaú, bem como entre os prédios da Prefeitura e Câmara Municipal; repensar o funcionamento do Terminal Urbano e dos três córregos canalizados que passam pelo local (Saracura, Itororó e Bixiga) e que formam o córrego Anhangabaú, além de adotar as melhores práticas para um desenvolvimento urbano de baixo carbono, com espaços mais resilientes e sustentáveis.

A expectativa da Prefeitura é receber projetos que retomem a Praça da Bandeira como um local agradável para a circulação de pedestre, com foco na caminhabilidade, mobilidade ativa e criação de áreas verdes.

 

 

Quando entregar o projeto?

O envio do projeto deve ser feito até 25 de maio, também através do portal do C40.

Escrito na língua portuguesa ou inglesa, o trabalho deve conter a apresentação do projeto, apresentação gráfica e plano de implementação.

 

 

Quem analisará os trabalhos?

Os projetos serão analisados, sem identificação de autores, por um júri formado por representantes da SP Urbanismo, C40 e entidades de arquitetura do país em junho de 2023.

 

 

Quais critérios serão considerados para a avaliação dos projetos?

• Qualidade da equipe e de sua abordagem para o desenvolvimento do projeto;

• Qualidade do design e relevância do projeto para as especificidades do local;

• Soluções propostas para responder aos dez princípios listados para um bairro verde e próspero;

• Viabilidade do projeto.

 

 

Qual será a premiação?

Em julho de 2023, a equipe vencedora será anunciada. Os membros receberão certificado oficial da Prefeitura e da rede C40, além de campanha de divulgação e vídeo oficial elaborados pela instituição global.

 

 

Ainda tenho dúvidas. Como posso esclarecer?

A rede C40 disponibilizará, entre 17 de abril e 12 de maio, um espaço para receber perguntas e sanar as dúvidas.

 

 

Calendário

20/03 a 13/04 – Período de Inscrições
17/04 a 12/05 – Perguntas e Respostas
Até 25/05 - Envio do projeto
Junho de 2023 - Análise das propostas e seleção do júri
Julho de 2023 - Anúncio dos vencedores

 

 

Demais informações

Para consultar mais informações sobre o concurso, como o regulamento, acesse o site da rede C40.

 

 

Notícias Relacionadas

- SP Urbanismo e C40 lançam concurso internacional de ideias a estudantes para requalificação da Praça da Bandeira, no centro de SP