SP Urbanismo e C40 lançam concurso internacional de ideias a estudantes para requalificação da Praça da Bandeira, no centro de SP

Objetivo é premiar trabalhos que retomem o espaço como um local agradável para a circulação de pedestres; inscrições ficam abertas até o dia 13 de abril

Depois do sucesso do Concurso Internacional “Reinventing Cities São Paulo”, a SP Urbanismo e a rede global de cidades C40 Cities lançaram, nesta semana (20), uma nova competição para ajudar na recuperação do centro da cidade. Voltada a estudantes de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, o concurso tem o objetivo de reunir ideias para a requalificação da Praça da Bandeira, um dos principais fluxos de deslocamento entre as zonas sul e norte da capital. As inscrições para o “Students Reinventing Cities São Paulo 2023” ficam abertas até o dia 13 de abril no site da C40.

O Concurso faz parte da competição global chamada “Students Reinventing Cities”, promovido pela C40, rede que reúne grandes cidades do mundo comprometidas com o desenvolvimento de ações para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. São Paulo é a única representante da América Latina na lista de cidades escolhidas para esta edição do concurso.

O “Students Reinventing Cities São Paulo 2023” busca ampliar as discussões em prol da requalificação do centro de São Paulo. O objetivo é que, a partir dos seus estudos, pesquisas e projetos, realizados a partir de livre imaginação, estudantes possam contribuir com ideias para uma área tão complexa da cidade.

A Praça da Bandeira está localizada na Rótula Central, anel viário que delimita simbolicamente o Centro Histórico e foi implantado em uma época em que as intervenções urbanísticas priorizavam os automóveis. A expectativa da Prefeitura é receber projetos que retomem o espaço como um local agradável para a circulação de pedestre, com foco na caminhabilidade, mobilidade ativa e criação de áreas verdes.

Para isso, as propostas devem tratar da requalificação das vias e conexões entre as duas margens do Vale do Anhangabaú, bem como entre os prédios da Prefeitura e Câmara Municipal; repensar o funcionamento do Terminal Urbano e dos três córregos canalizados que passam pelo local (Saracura, Itororó e Bixiga) e que formam o córrego Anhangabaú, além de adotar as melhores práticas para um desenvolvimento urbano de baixo carbono, com espaços mais resilientes e sustentáveis.

Os trabalhos precisam considerar a legislação competente e os projetos de requalificação já executados, em elaboração ou em construção pela Prefeitura de São Paulo para o centro da cidade. Também é recomendável que os estudantes analisem os projetos vencedores em primeiro lugar do Concurso Reinventing Cities São Paulo 2022, em especial, o projeto vencedor da Área 1B – Boulevard Prestes Maia, por se localizar do lado oposto da Praça da Bandeira. Saiba mais sobre o Reinventing Cities São Paulo 2022

O Concurso “Students Reinventing Cities São Paulo 2023” é mais uma ação da Prefeitura para a requalificação do centro da cidade.

 

Praça da Bandeira

A Praça da Bandeira, localizada no centro da cidade, é um importante local de intersecção das Avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. A área se caracteriza como um dos principais fluxos de deslocamento entre as zonas sul e norte da capital paulista, apresentando grande circulação de veículos, principalmente, por ter a maior parte de seu espaço destinada ao terminal de ônibus municipal, que tem o mesmo nome da praça.

Toda a região é cortada por viadutos que organizam o percurso nos cruzamentos e por passarelas de pedestres que conectam, sobretudo, o terminal às entradas da estação do metrô Anhangabaú. Destaca-se na região a passarela que liga o terminal ao Largo da Memória, local histórico do centro que abriga o primeiro monumento de São Paulo, o Obelisco do Piques.

O entorno da praça ainda concentra importantes equipamentos como o edifício da Câmara Municipal de São Paulo, o Centro Cultural Red Bull Station, o Shopping Light, o Vale do Anhangabaú e o Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

Como participar?

Para participar do concurso, os estudantes precisam realizar sua inscrição até 13 de abril na página do site da rede C40 dedicada a São Paulo. O envio do projeto também deve ser feito através do portal até 25 de maio.

Mesmo que multidisciplinares, as equipes de estudantes necessitam, obrigatoriamente, que o membro responsável pelo projeto esteja matriculado no curso de Arquitetura e Urbanismo durante todo o concurso. Também é preciso indicar um conselheiro docente para orientação, devidamente habilitado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil ou no conselho responsável do país onde o profissional desenvolve suas atividades.

Os projetos serão analisados, sem identificação de autores, por um júri formado por representantes da SP Urbanismo, C40 e entidades de arquitetura do país em junho de 2023. O anúncio da equipe vencedora acontecerá no mês seguinte.

O trabalho campeão receberá um certificado oficial da Prefeitura e da rede C40, além de campanha de divulgação e vídeo oficial elaborados pela instituição global.

Para consultar mais informações sobre o concurso, como o regulamento, e enviar dúvidas, acesse o site da rede C40.

 

Calendário

20/03 a 13/04 – Período de Inscrições
17/04 a 12/05 – Perguntas e Respostas
Até 25/05 - Envio do projeto
Junho de 2023 - Análise das propostas e seleção do júri
Julho de 2023 - Anúncio dos vencedores