Você costuma ler os rótulos dos alimentos?

O rótulo é a comunicação entre o produtor e o consumidor e deve ser claro e transparente para garantir ao consumidor a autonomia de entender o que está sendo consumido

Por Luiza Araújo (nutricionista comportamental CRN 48 294)

Sabemos que uma alimentação saudável deve ser baseada em alimentos in natura, de preferência que não precisam de embalagens, porém alguns alimentos que compõem a nossa dieta são comercializados embalados e, neste caso, é importante observar as informações contidas no rótulo.

Considerando a grande oferta de alimentos no mercado, a leitura de rótulos possibilita escolhas conscientes, uma vez que o consumo de determinados tipos de alimentos influencia na condição de saúde dos indivíduos.

O rótulo é a forma de comunicação entre o produtor e o consumidor e, portanto, deve se dar de forma clara e transparente. Veja algumas informações relevantes que devem ser observadas:

1. Lista de Ingredientes. Neste item, o consumidor verificará todos os ingredientes que compõem o produto, sendo que os mesmos estão descritos em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade no produto e assim por diante até o último. Atenção neste item, pois alguns produtos podem não cumprir o que anunciam, por exemplo, pão integral que não tem como principal ingrediente a farinha integral. Outro ponto importante é o tipo de ingrediente, fuja de produtos com muitos nomes estranhos que mais parecem nomes de produtos químicos do que de alimentos.

2. Tabela Nutricional. Muito além do valor calórico, é preciso estar atento à quantidade de nutrientes por porção. Para uma dieta saudável, a porcentagem referente ao valor diário recomendado (%VD) deve ser maior para elementos como as vitaminas, minerais e fibras, e menor para aqueles que oferecem riscos de desenvolver doenças, como o sódio e gorduras saturadas, e verificar ainda se há presença de gorduras trans e grande quantidade de açúcares.

3. Alergia Alimentar. Informação adequada é importantíssima para as pessoas que têm alergia alimentar, estas e devem observar se há a presença de alergênicos na composição ou até mesmo se houve contaminação cruzada durante a produção do alimento que se pretende consumir.

4. Origem. Saber a procedência do produto, com informações do local, número do lote com data e hora, permite que ao consumidor contatar o produtor, se necessário.

5. Prazo de Validade. Este é um item obrigatório no rótulo. Ao comprar, verifique se o produto está dentro ou até mesmo próximo do fim do prazo de validade e fique atento se houver prazo de validade após aberto.

Seja crítico diante das informações, cuide da sua saúde!


Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem
https://www.poenorotulo.com.br/alergenicos
https://alimentacaosaudavel.org.br/campanhas/rotulagem/