A habilidade culinária e a alimentação saudável

Quem cozinha seus próprios alimentos tem a autonomia na escolha alimentar e consegue desenvolver melhor uma dieta mais saudável

Por Luiza Araújo (nutricionista comportamental CRN 48 294)

Uma dieta saudável está relacionada ao desenvolvimento, exercício e compartilhamento de habilidades culinárias. O nosso corpo precisa de vários nutrientes e compostos presentes nos alimentos e cozinhar é um recurso essencial para garantir uma boa nutrição.

Cozinhar nos aproxima dos alimentos e possibilita autonomia na escolha alimentar, durante este processo, executamos o planejamento do cardápio, a lista de compras, analisamos os rótulos dos produtos, realizamos o pré-preparo, pensamos na combinação de temperos, no modo de preparo e até na forma de apresentação do prato, todo este ritual nos faz perceber o quanto é fundamental cozinhar para manter a saúde.

Você não cozinha e acha tudo isto muito difícil? Calma, nós vamos te ajudar, veja as seguintes dicas:

1. Faça o planejamento das refeições. Coloque no papel as principais refeições que irá preparar e ao lado de cada refeição liste os ingredientes necessários, lembrando sempre de compor o seu prato com variedade de vegetais.

2. Escolha o local de compra. Procure realizar as compras em locais onde a oferta de alimentos saudáveis seja maior, as feiras livres, mercados e sacolões municipais são excelentes, pois oferecem variedade de alimentos in natura e minimamente processados.

3. Analise os rótulos dos produtos. Fuja de alimentos com listas enormes de ingredientes que você não faz a mínima ideia do que seja.

4. Compartilhe receitas. Busque no fundo do baú aquela receita especial da família, aprenda uma receita nova com um amigo, utilize livros de receitas ou consulte a internet.

5. Mantenha os cuidados com a higiene. Alimentação segura depende de cuidados com a higiene na manipulação dos alimentos, portanto, mantenha as mãos, utensílios e o ambiente da cozinha sempre limpos. Frutas, verduras e legumes devem ser lavados e deixados em solução sanitizante antes do preparo.

6. Organize os ingredientes. Quando for preparar uma receita, deixe todos os ingredientes organizados, ou seja, já higienizados, porcionados, picados, isto facilitará o preparo.

7. Tenha à mão utensílios básicos. Ter disponível na cozinha os utensílios básicos (facas, peneira, colheres, ralador, espremedor, panelas, etc.) torna o preparo mais fácil e rápido, além de ser mais seguro e apresentar melhores resultados.

8. Divida as tarefas. Cozinhar não deve ser tarefa de uma única pessoa. Todo o processo desde a compra até o preparo pode ficar cansativo, portanto, dividir as etapas com os membros da casa pode tornar o ato de cozinhar mais fácil, lembrando que as crianças também podem colaborar com tarefas de acordo com a sua idade.

 

 

Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pd

https://www.panelinha.com.br/blog/alimentacaosaudavel/Curso-Comida-de-Verdade-Habilidades-culinarias-Tem-que-ter