Prefeitura inicia projeto-piloto para ampliar a reciclagem de vidro

Pontos de entrega voluntária estão sendo instalados em locais estratégicos, no âmbito da expansão da coleta seletiva de materiais recicláveis.

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência Reguladora do Município de São Paulo - SP Regula deu início no dia 26 de julho, à um projeto-piloto que deve incentivar a cadeia de reciclagem, consequentemente aumentando a vida útil dos aterros sanitários, com o objetivo de contribuir para o aumento da reciclagem de vidro, um material valioso para a economia circular, pois pode ser reciclado infinitamente.

O projeto conta com a parceria das duas concessionárias de coleta de resíduos sólidos da cidade, Loga (Logística Ambiental de São Paulo) e Ecourbis Ambiental, que instalarão contêineres específicos para receber esse material, em locais próximos a bares e restaurantes, que tenham fluxo mais intenso de pessoas.

Os Pontos de Entrega Voluntário (PEVs) para descarte de vidro estão identificados e são seguros para receber copos, garrafas, recipientes, cacos e fragmentos do material. Todo o vidro disponibilizado nos PEVs será encaminhado para a Coopercaps, cooperativa conveniada à Prefeitura.

É importante salientar que para incentivar a adesão à iniciativa, imediatamente após a instalação dos PEVs serão realizadas ações de educação e conscientização ambiental, a fim de sensibilizar os proprietários de bares e restaurantes das proximidades dos locais, bem como os frequentadores e a população em geral.

Neste primeiro momento, a concessionária Loga instalou os equipamentos em 16 pontos, sendo sete no Largo da Batata, outros sete na Nossa Senhora do Ó e dois na Vila Buarque. Para expandir o projeto-piloto pela cidade, a Ecourbis Ambiental contemplará outras três subprefeituras instalando mais 13 Pontos de Entrega Voluntário (PEVs) de vidro, sendo cinco na Capela do Socorro, seis em Santo Amaro e dois na Vila Mariana.

A partir da primeira avaliação dos resultados do projeto, a Prefeitura deverá ampliar gradativamente o número de pontos de entrega voluntário de vidro para outros locais.

As informações sobre toda operação, integrará o banco de dados de resíduos sólidos da Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SP Regula.

 

Locais dos Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) para o descarte de vidro
*estão sujeitos a alteração

Praça Enzo Ferrari - Capela do Socorro
Praça Ramiro Cabral da Silva - Capela do Socorro
Praça José Ferreira Rodrigues - Capela do Socorro
Praça Nicolau Aranha Pacheco - Capela do Socorro
Praça Maria Sotto Fracarolli – Capela do Socorro
Av. Dr. Sila Melo - Santo Amaro
Av. Miguel Yunes, nº 500 - Santo Amaro
Parque Severo Gomes - Santo Amaro
Avenida Professor Alceu Maynard Araújo - Santo Amaro
Praça Marcos Manzini - Santo Amaro
Praça Isaac Grinman - Santo Amaro
Praça Nossa Senhora Aparecida - Vila Mariana
Praça Cidade de Milão – Vila Mariana
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, s/n - Freguesia do Ó
Largo da Matriz Velha (praça) n° 77 - Freguesia do Ó
Largo Nossa Senhora do Ó n°215 (na calçada da Casa de Cultura - Freguesia do Ó)
Rua Major Sertório 601 e 620 - Praça Rotary
Rua Fernão Dias, 634 - Largo da Batata
Rua Fernão Dias, 657 - Largo da Batata
Rua Campo Alegre, 90 - Largo da Batata

Sobre o equipamento
Os contêineres especiais foram cedidos pela empresa Massfix, que atua na reciclagem de cacos, vidros laminados e embalagem. A capacidade de armazenamento dos equipamentos é de 3 m³ (metros cúbicos) e neles poderão ser disponibilizados copos, garrafas, recipientes e cacos/fragmentos de vidro.

Sobre a coleta do material descartado
Inicialmente, o recolhimento do material está programado para ser realizado uma vez por semana, mas pode haver ajuste na periodicidade, de acordo com o volume coletado.

Sobre o vidro
A reciclagem do vidro envolve três etapas essenciais: coleta, triagem e trituração. O pleno aproveitamento depende da quantidade, qualidade dos cacos e da otimização do custo logístico envolvido em seu transporte.

Sobre a SP Regula
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, foi criada pela Lei nº 17.433, de 29 de julho de 2020, sob a forma de autarquia em regime especial vinculada ao Gabinete do Prefeito, possui autonomia administrativa, financeira e orçamentária, sendo responsável pela regulação e fiscalização dos serviços delegados da cidade de São Paulo.