Mercado de Santo Amaro é reinaugurado nesta sexta-feira,16

Espaço de compras da Zona Sul hoje conta com 11.500m² de área total, quase quatro vezes mais a metragem anterior

 

(Prefeito Ricardo Nunes Entrega das Obras de Revitalização do Mercado Municipal de Santo Amaro "Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann")

 

(membros da SP Regula da esquerda para a direita: Diretora Carolina Rocha Malheiros, Diretor-Presidente João Manoel da Costa Neto,  gerente de Abastecimento e lazer Valéria Rossi Domingos e diretor Bruno Gabriel de Mesquita)

O prefeito Ricardo Nunes realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a entrega das obras do Mercado Municipal Santo Amaro, "Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann", na Zona Sul da capital. O espaço, inaugurado em 1897 e desde 1961 localizado no número 359 da rua Ministro Roberto Cardoso Alves, foi acometido por um incêndio que comprometeu mais de 70% de sua estrutura, em 25 de setembro de 2017. Hoje está oficialmente reinaugurado e conta com 11.500m² de área total, quase quatro vezes mais a metragem anterior, de 3.000m².

Concessão

O equipamento ficará sob a concessão do Consórcio Fênix por 25 anos, que investiu nele valor superior a R$ 80 milhões. O contrato foi assinado em agosto de 2019 pelo prefeito Bruno Covas. Agora o Mercado Municipal de Santo Amaro apresenta um conceito contemporâneo, inspirado nos grandes mercados europeus que reúne compras, serviços e lazer, gerando 1500 empregos diretos e indiretos. A segunda fase do projeto será entregue até março de 2023.

"Esta é uma concessão pioneira. Aqui haviam 25 lojas e serão 160 no total, contando os quiosques, o atrairá um público maior. Será um grande sucesso para os concessionários e para a população, que terá um lugar agradável para fazer suas compras. Este mercado faz parte da cultura e da vida da população santamarense", afirmou Ricardo Nunes.

O presidente do Consórcio Fênix, Marco Alberto da Silva, destacou que nesta sexta-feira foi devolvido um patrimônio histórico à população.

"Queremos que aqui seja a praia dos moradores da região e, porque não dizer, de São Paulo. Um local democrático, onde vamos promover eventos para públicos de todas as idades, valorizando a diversidade e a experiência", disse.

A concessão, que até o momento teve a gestão exercida pela Supervisão de Abastecimento - ABAST passará a ser realizada pela Agência Reguladora do Município de São Paulo SP-Regula, a quem caberá a função de acompanhar o contrato.

Estrutura

O Mercado Mercado Municipal Santo Amaro, "Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann", é o maior e mais completo complexo gastronômico da região Sul. Sua estrutura conta com três pisos de lojas – Santo Amaro (térreo), São Paulo e rooftop. Passa a incluir opções de serviços como o SuperVille Hortifruti (âncora do espaço - o antigo “sacolão”), salão de beleza e, em breve, lotérica, caixas eletrônicos, clínica de massagem, drogaria e pet shop.

"Quero homenagear os permissionários, que foram guerreiros e permaneceram aqui neste local, mantendo o abastecimento em Santo Amaro, enquanto fazíamos a primeira concessão de São Paulo. Obtivemos este resultado, um mercado de qualidade que vai melhorar muito esta região", declarou o secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutrição e Abastecimento (SEABAST), Carlos Eduardo Batista Fernandes. "

Segunda fase

Na próxima etapa, prevista para o primeiro semestre de 2023, será entregue um rooftop com mais de 500 m²2 de área, com vista para a Represa do Guarapiranga.

O projeto arquitetônico do equipamento é biofílico, pois valoriza o contato com a natureza, promovendo bem-estar, com destaque para a iluminação e ventilação naturais e o verde. Mantém a preservação de árvores internas e permite que, do interior do imóvel, seja possível visualizar o entorno pelos vidros de sua fachada.

O planejamento traz, ainda, a sustentabilidade no quesito utilização de água de reuso para bacias sanitárias, para rega das áreas ajardinadas e para lavagem dos estacionamentos e calçadas. A iluminação foi feita em LED para redução do consumo de energia.

Mobilidade urbana

Além da localização privilegiada, a pouco mais de 1 km do Terminal Santo Amaro de ônibus e a apenas duas quadras da estação Adolfo Pinheiro do metrô, linha 5 - Lilás, o Mercado Municipal de Santo Amaro viabiliza a adoção de meios de transportes mais sustentáveis e que favorecem a mobilidade urbana, como transporte público e bicicleta. Dispõe de um bicicletário com mais de 60 vagas e área de embarque e desembarque para carros de aplicativos. O estacionamento rotativo pago tem 160 vagas, das quais 40% são cobertas.

Serviço

Horário de funcionamento
De segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingo e feriado, das 7h às 18h. Algumas operações trabalham com horário diferenciado.

Natal e Ano Novo
24/12 - 7h às 18h
25/12 - fechado
31/12 - 7h às 18h
1º/01/23 - fechado