Concessionária de Iluminação Pública assume a rede semafórica da Cidade de São Paulo

Nova gestão do serviço de manutenção do sistema semafórico inicia operação especial à zero hora do dia 01 de setembro.

 A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, assinou no dia 31 de agosto o 5º Termo de Aditamento ao Contrato nº003/SMSO/2018, o qual agrega à PPP da Iluminação Pública os serviços associados de substituição, manutenção e modernização da infraestrutura da Rede Municipal Semafórica. O contrato será fiscalizado pela Gerência de Iluminação Pública da agência, com a participação da CET, que permanece responsável pela engenharia de tráfego da cidade de São Paulo.

A partir desse dia 1º de setembro a Concessionária Ilumina SP ficará responsável pela manutenção, substituição e modernização da infraestrutura da rede semafórica. A empresa passa, então, a assumir integralmente todos os
custos desses serviços , inclusive aqueles decorrentes dos riscos de vandalismo, como furto de cabos. Essa integração dos serviços foi considerada a melhor alternativa para o Município. Isso porque, dada a sinergia com os serviços já
prestados pela Ilumina SP (manutenção e modernização da rede de iluminação pública), será possível tratar da rede semafórica de forma mais econômica, mantendo atualizados os equipamentos ao longo de todo o período da
concessão.

O termo aditivo prevê um plano de transição de quatro meses de operação assistida. Essa fase transitória é comum em concessões e, durante esse período, a CET irá compartilhar sua experiência com a concessionária. Adicionalmente, serão testadas as regras do contrato para confirmar que estão promovendo o melhor serviço para a população.

Haverá, ao mesmo tempo, um ‘plano de ataque’ para sanar os problemas mais graves da cidade neste momento. A concessionária e o Poder Público terão uma força tarefa de manutenção corretiva dos semáforos da cidade de São Paulo
para substituição de equipamentos danificados visando sanar os problemas dos pontos mais críticos. A SP Regula acredita que logo nas primeiras semanas de trabalho seja possível sentir uma melhora no funcionamento dos semáforos.
Ainda neste ano a concessionária começará a substituir os equipamentos e modernizar o sistema. Além de substituir os equipamentos falhos por novos, o projeto de modernização envolve instalar semáforos inteligentes ligados a uma
central da CET. Assim, a Companhia poderá gerir remotamente o funcionamento dos semáforos. Em três anos esse sistema deverá ser implantado em toda a zona do rodízio municipal, conforme mapa disponível em: http://www.cetsp.com.br/consultas/rodizio-municipal/como-funciona.aspx.

Vantagens:
Ao incluir o serviço de modernização e manutenção da infraestrutura dos semáforos na PPP da iluminação, a SP Regula ressalta que o modelo é vantajoso por diversos fatores, dos quais destacamos:

- Agilidade e rapidez na resposta do atendimento, pois toda a gestão do serviço de manutenção fica com a concessionária, isso tende a agilizar o tempo de reparo de equipamentos, que atualmente está sujeito a trâmites burocráticos.

- Economicidade: a opção pela inclusão dos serviços na PPP da iluminação irá gerar uma economia de 20% em relação ao modelo tradicional de contratação,o que significa aproximadamente 500 milhões em valor presente líquido, ao longo do período de 17 anos.

- Resultados: Além da modernização constante ao longo dos 17 anos, no modelo de PPP a remuneração da empresa está atrelada à eficiência. Ou seja, a Concessionária é estimulada a ter bons resultados, pois, quanto melhores os índices (menos problemas na cidade), mais próxima da contraprestação máxima será a remuneração da empresa.

Sobre a assinatura:
Formalizaram o termo: a concessionária Ilumina SP; a SP Regula; a CET; e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.