SP-Regula e Abelore unem esforços para impulsionar a logística reversa

A SP-Regula, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo, e a Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore) firmaram uma parceria estratégica com o objetivo de intensificar as iniciativas voltadas para uma destinação ambientalmente correta dos resíduos pós-consumo.

Este acordo visa promover a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e garantir o tratamento adequado dos materiais, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as regulamentações específicas da cidade de São Paulo.

De acordo com João Manoel da Costa Neto, diretor-presidente da SP-Regula, "a formalização deste termo de cooperação reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em impulsionar de forma positiva os indicadores de coleta, otimizando os processos e promovendo cada vez mais ações ambientalmente responsáveis para uma destinação adequada dos resíduos coletados em nossa cidade".

Na prática, essa parceria representa uma união de esforços para aprimorar os processos de gestão de resíduos, visando avançar nos números de coleta e destinação adequada de materiais recicláveis. Segundo dados divulgados pela SP-Regula, houve um aumento de 29% no volume de resíduos coletados para reciclagem no último ano, passando de 70.265 toneladas em 2022 para 90.632 toneladas em 2023. Apesar desse avanço, esse volume representou apenas 2,6% do total da coleta domiciliar comum em 2023.

Alexandre Braz, presidente da Abelore, ressalta: "Nosso objetivo ao assinar este termo de cooperação é promover a troca de experiências e conhecimentos para aprimorar as práticas de coleta e destinação de resíduos recicláveis em São Paulo. Acreditamos que a parceria entre o setor público e privado é fundamental para impulsionar a evolução e beneficiar toda a sociedade".

Composta por 16 operadores de logística reversa, a Abelore é a primeira associação criada para atender à crescente demanda por iniciativas públicas e privadas que assegurem a destinação correta de resíduos, além de regulamentar e incentivar esse mercado. Em 2023, as empresas associadas reciclaram mais de 400 mil toneladas de materiais, incluindo plástico, vidro, metal, papelão, papel, embalagens longa vida e produtos eletrônicos.