Região central terá operação especial de coleta de resíduos

Projeto é piloto para o reforço operacional e mapeamento de grandes geradores

 Hoje, 05/04, no vale do Anhangabaú, foi apresentado o início do projeto piloto " Operação Centro Limpo". A Operação é uma iniciativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo - SP Regula em parceria com a concessionária LOGA.

Trata-se de uma ação de fiscalização, conscientização e educação ambiental na região central da cidade, que contará com 6 veículos que farão o reforço das coletas de resíduos durante todo o dia, onde existe grande quantidade de resíduos descartados irregularmente e fora do horário, o que contribui e impacta negativamente com os aspectos de limpeza da região.


“O centro histórico recebe muitos turistas, tem alto tráfego de pessoas e tem muitos comércios, por isso iniciamos o piloto e estamos comprometidos com a coleta e a limpeza nesta região. É preciso conscientizar as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos que geram”, ressalta João Manoel da Costa Neto, diretor presidente da SP Regula.

A Operação Especial Centro Limpo, acontece com apoio de associações e comércio local e terá a duração de 3 meses, mobilizando mais 5 equipes de coleta no turno matutino, e outras 5 equipes no turno vespertino, com a utilização de 06 caminhões tocos, acréscimo de dois líderes operacionais, além de veículos de fiscalização.

A área de atuação atendida, inclui além do centro velho, as regiões de Campos Elíseos, Santa Efigênia, República, Sé e Consolação, as duas últimas de maneira parcial que será atendida continuamente por essas equipes, com plantão de uma equipe por turno, inclusive aos domingos.

A SP Regula propõe a implementação da Operação Temporária Especial visando a intensificação da coleta nos turnos das 6 às 14 e das 14 às 22 horas, acompanhada do programa de conscientização específico, e com o mapeamento de grandes geradores de resíduos, para auxiliar as equipes de fiscalização da SP Regula/PMSP.

Estiveram presentes ao evento: Secretário-executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Galias de Souza Vargas; Secretário da Casa Civil, Fabricio Cobra Arbex; Secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro; Secretário adjunto do Governo, Clodoaldo Pelissioni; Mauro Haddad Nieri, Gerente de Saneamento da SP Regula; Valnei Nunes, diretor- presidente da Loga e os diretores de operações da empresa Loga Edson Stek, e diretor financeiro Lucas Feltre.