Empresas de coleta de resíduos da capital apresentam veículos movidos a combustível alternativo

Os veículos já estão em fase de teste

 

No dia 25, durante as comemorações do 469º aniversário da cidade São Paulo e dos 90 anos do Mercadão, a população pôde conhecer os veículos de coleta das concessionárias Loga e Ecourbis, movidos a combustíveis alternativos (energia elétrica e biometano), que ficaram em exposição no estacionamento. Na ocasião, o Prefeito Ricardo Nunes, acompanhado do Governador do Estado Tarcísio de Freitas falou da importância dos veículos alternativos para a cidade.

A SP Regula responsável pela gestão dos serviços delegados de Limpeza Urbana na cidade de São Paulo, informa que a grande novidade são os veículos movido a biometano, que estão operando em projeto-piloto, observando a Lei Municipal 16.802/2018, que prevê a obrigatoriedade da redução de emissão de carbono pelas frotas de empresas concessionárias de serviços públicos a partir de 2028.

 

O Biometano é um combustível renovável, derivado da decomposição de resíduos orgânicos e semelhante ao gás natural, e que possibilita a diminuição das emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera. Para ser usado como biocombustível, o biogás passa por um processo de purificação.

A autonomia dos veículos atende às necessidades operacionais próprias da coleta de resíduos domiciliares na capital paulista, sem perder a eficiência. Dessa forma, a maneira como o serviço é prestado não sofrerá qualquer tipo de alteração, seja em relação ao tempo que a coleta é realizada, a distância percorrida pelo veículo e o volume transportado.

Vale ressaltar que um dos grandes benefícios desse combustível é o alto potencial de produção, dado o grande volume de resíduos sólidos gerados pela municipalidade.

Este é um passo importante em prol do Plano de Ação Climática de São Paulo (PlanClimaSP), que prevê, até 2030, 50% da frota movida a combustível alternativo, e 100% da frota até 2040.