Vacina Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (Atenuada)

Prevenção: Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela.

Indicação: Á partir dos 12 meses.

Nota – Caso a criança ainda não tenha recebido a vacina tríplice viral, esta deverá ser administrada previamente. Administrar a vacina tetraviral com intervalo mínimo de 4 (quatro) semanas após a tríplice viral. 

Nota – Na indisponibilidade da vacina tetraviral, esta dose deverá ser realizada com as vacinas tríplice viral (SCR) e vacina varicela (atenuada) simutaneamente. Caso não seja possível a administração simultânea, considerar o intervalo mínimo entre a vacina tríplice viral e a vacina varicela de 4 (quatro semanas).

Esquema vacinal: Dose única aos 15 meses de idade.

Disponível em:

Cuidados antes, durante a após a vacinação: Seguir as recomendações em relação às contraindicações gerais das vacinas.

Eventos adversos mais comuns:

Efeitos mais intensos ou quaisquer outras alterações, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.

Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)

Contraindicação: Seguir as recomendações em relação às contraindicações gerais das vacinas Nota – História de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas (urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque), ocorrendo nas primeiras duas horas após a ingestão de ovo não contraindica a vacina, mas é recomendável que seja administrada em ambiente hospitalar. 

Nota – A vacina de febre amarela não deve ser aplicada simultaneamente com as vacinas tríplice viral ou tetraviral na primovacinação de crianças menores de 2 (dois) anos de idade, devendo as administrações ser espaçadas pelo menos por 4 (quatro) semanas, pela possibilidade de interferência na resposta imune a estes agentes.

Nota – A vacina não deve ser utilizada quando do uso de imunoglobulinas e de sangue e derivados previamente à vacinação (ver intervalos no anexo II) ou nas 2 semanas posteriores a ela. Revacinar se houver aplicação nessas condições.

Nota – Antes da utilização da vacina tetraviral em crianças que apresentam ou apresentaram trombocitopenia, avaliar relação risco-benefício cuidadosamente.