Ações estratégicas de vacinação

Ações de 2023


 Ações estrátegicas de vacinação em 2023


O Programa Municipal de Imunizações - PMI durante o ano de 2023 tem realizado diversas ações para a recuperação de altas e homogêneas Coberturas Vacinais na cidade de São Paulo. Pautadas em todos os elementos componentes da vacinação, as atividades visam aprimorar os processos, por meio do levantamento de problemas, diagnóstico e intervenções através do planejamento situacional estratégico.

  

 

 Veja aqui as estratégias realizadas e em andamento:

1.    DVA 2023 

2.    DIA D

3.    Pneumocócica 13

4.    Campanha de Influenza

5.    Campanha de vacinação contra Mpox

6.    Treinamentos POPs

7.    Ampliação da Vacina Meningo C

8.  Microplanejamento

9. Campanha de Multivacinação

10. Vacinação nas Escolas

11. Envio de SMS para faltosos

 


DVA 2023


Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o PMI adotou como principal estratégia para a Multivacinação 2023, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), documento comprobatório de vacinação, solicitado pelas unidades educacionais para crianças de escolas de ensino infantil (creches e pré-escolas), e emitido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em janeiro de 2023, foi realizada a 1° fase desta estratégia focada em todos os matriculados na faixa etária dos 0 aos 5 anos na rede de ensino da capital. Com esta estratégia 259.989 crianças tiveram sua carteira de vacinação atualizada, alcançando um retorno de 64,85% do público esperado.

Em maio de 2023, foi iniciada a 2° fase do projeto focada em crianças e adolescentes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio, matriculados na Rede Municipal de Ensino, Estaduais e Privadas. Com esta estratégia 152.018 crianças e adolescentes tiveram sua carteira de vacinação atualizada, alcançando um retorno de 47,05% do público esperado.

Saiba mais sobre a DVA 2023 


DIA D


No dia 06/05 ocorreu o Dia D de Multivacinação na cidade de São Paulo, com vacinação para Bivalente para pessoas com 18 anos ou mais, influenza para grupos prioritários e atualização da DVA.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou 149.244 doses de imunizantes, durante o Dia D de Multivacinação. Foram aplicadas 89.925 doses contra a Covid-19, 42.671 de influenza e 16.648 doses de multivacinação.

Saiba mais sobre o dia D de Multivacinação

 


PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 13


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adquiriu, no mês de abril, um lote de 35.000 doses da vacina pneumocócica conjugada 13 valente (VPC13), com investimento de R$2.364.285,00.

O município de São Paulo (MSP) é o primeiro a realizar esta nova estratégia, focada em população institucionalizada e com maior risco de desenvolver doenças ocasionadas pela infecção pneumocócica.

O lote do imunizante será destinado a proteger idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e acamados, e estão mais vulneráveis a evoluir com desfechos graves, por enfermidades pneumocócicas como pneumonias, meningites e infecções generalizadas, que podem levar a óbito.

Saiba mais sobre esta estratégia

 


CAMPANHA DE INFLUENZA


 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou no dia 10/04/2023 a Camapanha de Vacinação Contra Influenza

Até o dia 01/11/2023 foram aplicadas 4.019.935 doses do imunizante.

 

Saiba mais sobre esta campanha

 


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA MPOX


 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou no dia 22/03/2023, a vacinação contra a mpox destinada inicialmente a adultos com maior risco de desenvolver as formas mais graves da doença.

Até o dia 01/12/2023 foram aplicadas 2.487 doses deste imunizante.

Saiba mais sobre esta campanha

 


TREINAMENTO POPs


O Programa Municipal de Imunizações elaborou cinco Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) no ano de 2023, e um POP de queixa técnica elaborado este ano.

Em 2023 o PMI está realizando capacitações sobres estes POPs para padronização das ações e orientação técnica aos profissionais das DRVSs, UVIS, PADIS, CADI e salas de vacinação.

 


AMPLIAÇÃO DA VACINA MENINGO C


Em 10/04/2023, o Programa Municipal de Imunizações ampliou a vacinação para alguns grupos, como profissionais da saúde.

Saiba mais sobre esta vacinação e grupos atuais.

 


MICROPLANEJAMENTO


O Processo de Microplanejamento (MP) baseia-se no reconhecimento da realidade local, caracterizando a população-alvo para identificação das ações de vacinação intra e extramuros mais eficazes. Para a operacionalização do Microplanejamento, deve-se levar em consideração os aspectos,os objetivos e as metas de cada território, visando definir as ações estratégicas de vacinação a serem desenvolvidas em cada cenário.

 

Em 2023 o PMI realizou oficinas de microplanejamento com as Coordenadorias Regionais de Saúde. Veja aqui como ocorreram:

-Covisa realiza primeiro dia da Oficina de Microplanejamento para Atividades de Alta Qualidade em Vacinação (AVAQ) 

 

-Saiba como foi o segundo dia da Oficina de Microplanejamento para Atividades de Alta Qualidade em Vacinação (AVAQ)


 CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a Campanha de Multivacinação – De Olho na Carteirinha 2023, iniciada em 30 de setembro.

O dia 07 de outubro foi o dia D da vacinação, com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital abertas

Até o dia 04/12/2023 foram aplicadas 851.714 doses de vacinas na campanha.

 

Saiba mais sobre esta campanha. 

 


 VACINAÇÃO NAS ESCOLAS


Durante as ações de vacinação de estudantes foram aplicadas 34.354 doses de vacinas em crianças e adolescentes, de 0 a maiores de 15 anos de idade, em 857 escolas municipais e estaduais de ensino infantil, fundamental e médio.


 ENVIO DE SMS PARA FALTOSOS


Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI), adotou uma ferramenta sinalizando para munícipes que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde), o envio de mensagens por SMS para pessoas que estão em atraso vacinal e àquelas com agendamento de até cinco dias para a próxima vacina.

Até o dia 25 de setembro, foram enviados mais de 320 mil textos. O paciente recebe duas mensagens de texto, uma com vacina em atraso ou agendada.


OUTRAS INFORMAÇÕES