DVZ promove seminário para profissionais de diversos lugares do Brasil

Capacitação de profissionais de diversas áreas em comemoração ao dia mundial de zoonoses

No dia 06 de julho, ocorreu um Seminário em comemoração ao dia mundial de zoonoses. A cerimônia teve a presença do Dr. Luiz Artur Caldeira fazendo a abertura da mesa da cerimônia e um vídeo de boas-vindas do Dr. Jarbas Barbosa, diretor da OPAS, que falou da relevância do tema. O Dr. Baldomero Molina Flores falou das Zoonoses e a Saúde única nas Américas, Dr. Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior falou sobre o enfrentamento das zoonoses e agravos de relevância à saúde pública na abordagem da saúde única, Dr. Fernando Ferreira apresentou estratégias para enfrentamento da Influenza Aviária, o Dr. Adriano Pinter dos Santos expôs sobre o surto de Febre Maculosa no Estado de São Paulo, Prof. Dr. Fredy Galvis Ovallos abordou a importância da Saúde Única no contexto das doenças emergentes e reemergentes e Dra.Caroline Cotrim Aires, diretora do DVZ, apresentou a condição das pessoas em situação de acúmulo.

Na mesa de abertura, o coordenador da vigilância em saúde (COVISA), Luiz Artur Caldeira destacou a atuação da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) na Saúde: “A Vigilância de Zoonoses é um trabalho estratégico da SMS, o que a DVZ realiza ao longo de seus 50 anos de existência”

O Seminário ocorreu na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) com transmissão simultânea pelo canal profissional do youtube da Escola Municipal de Saúde. Chegando a ter 1.598 visualizações ao longo do dia todo.

Assista a transmissão gravada do evento

A bióloga e diretora da DVZ, Caroline Cotrim Aires explicou a necessidade do trabalho em rede, como na atuação com as pessoas que vivem em situação de acúmulo: “Nós temos um decreto que criou a Política Municipal de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acumulação, onde se institui em cada subprefeitura um CRASA, Comitê Regional de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acumulação. Esses comitês são intersetoriais, pois cada pessoa é um universo. Precisamos perceber essa pessoa enquanto indivíduo, e entender o porquê ela chegou na situação de acúmulo, para depois convidarmos os atores que podem ajudar essas pessoas, seja dentro da secretaria de saúde ou intersecretarial. O fluxo estabelecido define as atribuições de cada órgão e prevê a visita das Unidades de Vigilância em Saúde, junto com a atenção à saúde e outros atores, considerando as peculiaridades de cada caso”

O evento proporcionou a participação de profissionais de outros municípios do entorno, como Silvana Pereira, da vigilância em saúde de São Bernardo do Campo, que comentou: “Eu vim prestigiar o evento, e achei muito interessante. Os palestrantes estão de parabéns, organização do evento foi ótima, trazendo muitas informações enriquecedora, e experiência que estaremos levando para nosso município”

Durante o dia passaram pelo auditório onde ocorreu o Seminário 106 pessoas. Pela web obteve, em média 200 pessoas acompanhando o evento simultaneamente, atingindo uma proporção internacional, com audiência em Montevideo no Uruguai e em San José da Costa Rica na América Central, atingindo 1.598 visualizações ao longo do dia todo. 


Fotos do evento