COVISA realiza oficina para estabelecer o Nexo Causal na Saúde do Trabalhador

O evento tem a intenção de preparar profissionais da rede pública em relação ao tema

 

Palco com autoridades participantes da Oficina para Estabelecimento de Nexo Causal na Saúde do Trabalhador. 

A Oficina para Estabelecimento de Nexo Causal na Saúde do Trabalhador foi realizada pela Divisão de Vigilância de Saúde do Trabalhador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (DVISAT/COVISA) na última segunda-feira (25). O evento ocorreu no Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), das 8h até as 12h, e foi transmitido também pelo youtube da COVISA.

O evento foi organizado pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT) da COVISA e contou com o apoio da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (RENAST). O intuito da oficina é de capacitar os profissionais dos CRST’s e demais unidades de Saúde da rede que atuam na assistência para o correto estabelecimento do Nexo Causal em Saúde do Trabalhador.

É através do estabelecimento do Nexo Causal que poderemos concluir quem ou o que causou o dano à saúde do trabalhador, ou seja, a relação efetiva do adoecimento tendo como causa o trabalho. O Nexo é estabelecido a partir de um cuidadoso estudo do ambiente, das condições e do processo de trabalho no qual o profissional está inserido, assim como, demais variáveis como tempo de exposição, doenças pré-existentes que possam ter sido agravadas entre outros. Relacionar a ocupação do paciente com sua doença é fundamental para que o mesmo possa acessar seus direitos.

“O trabalhador poderá acessar os direitos previdenciários e benefícios de acordo com o dano causado e o ambiente e ou processo de trabalho terá que ser adequado de acordo com a legislação pertinente, para evitar-se novos adoecimentos provenientes do trabalho.”. Diz Cecília Martins, socióloga especialista em saúde do trabalhador e assessora técnica da DVISAT.

A oficina contou com as participações do professor Dr. Renê Mendes, médico graduado pela Escola Paulista de Medicina e especialista em Saúde Pública e em medicina do trabalho; do Dr. Luiz Artur, coordenador da COVISA; do Dr. Mario Rubens, diretor da DVISAT; Sr. Ivonildes da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde -CIST/CMS/SMS e Cecilia Martins, socióloga e assessora da DVISAT.

Estiveram presentes profissionais da assistência dos seis centros de referência em saúde do trabalhador. Acompanharam o evento também profissionais das Divisões Regionais de Vigilância em Saúde (DRVS) e supervisões técnicas de Saúde (STS). Além de outros funcionários da COVISA que trabalharam e assistiram a oficina.

Professor Dr. Renê Mendes ministrando sua palestra “Estabelecimento de ‘Nexo causal’ em saúde do trabalhador”

A oficina começou com a mesa de abertura com apresentação dos dados técnicos do evento e das autoridades presentes. Após esse início, o professor Renê Mendes apresentou a palestra “Estabelecimento de ’Nexo Causal’ em Saúde do Trabalhador”, com introdução histórica do tema e procedimentos de estabelecimento de nexo e causal no dia a dia médico.

Antes do encerramento do evento, os participantes da oficina desfrutaram da oportunidade de tirar suas dúvidas com o professor Renê Mendes. Toda a oficina foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube da COVISA, com a possibilidade de comentários de ouvintes online. O vídeo do evento também se encontra disponível no mesmo canal da transmissão. Ele conta com mais de mil visualizações e foi assistido por Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do país inteiro.

Clique aqui para assistir na íntegra.