Saiba como foi o segundo dia da Oficina de Microplanejamento para Atividades de Alta Qualidade em Vacinação (AVAQ)

O Programa Municipal de Imunizações realizou curso com foco na elevação dos indicadores vacinais

As ações das oficinas de Microplanejamento para Atividades de Alta Qualidade em Vacinação (AVAQ) foram finalizadas hoje (19), trazendo em pauta como: o levantamento dos indicadores de vacinação e método de cálculo para coorte de não vacinados; análise da situação de saúde e a organização dos dados; as considerações para alcançar populações vulneráveis e de difícil acesso, entre outros assuntos.

O evento foi realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório José Ademar Dias, localizado dentro do prédio da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, com a participação de 80 servidores nos dois dias das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) do município de São Paulo.

A Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Mariana de Souza Araújo explicou sobre a importância do evento para o município: “Esse planejamento foi importante para discussões das necessidades territoriais de ações de vacinação, tendo como objetivo atingir o público-alvo e alcançar as metas estabelecidas de cobertura vacinal no município."

O workshop é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) e contou com a presença da palestrante Mariana de Souza Araújo, José Elisomar S. de Santana, Maria de Fátima Soares, Simone Guimarães Garcia, Vanessa Matsuda, Cristina de Almeida Dias e dra. Melissa Palmieri, que teve como foco a elevação dos indicadores vacinais.

A metodologia focou-se na realidade local, estrutura de saúde e características da população regionalizada, junto a elaboração de estratégias diferenciadas de imunização para obter alta na vacinação. A ideia teve como foco espalhar o conhecimento do microplanejamento para a incorporação deste modelo na rotina das unidades de saúde, sem inviabilizar as ações locais.

Melissa Palmieri explicou sobre a importância desta oficina: “Uma comunicação assertiva centrada em dados científicos, com uma abordagem empática e com foco no objetivo de proteger mais vidas através da vacinação, sendo essencial para todo profissional de saúde que atua na área das imunizações. Por isso incluímos este tema e trabalhamos juntos técnicas para que nossos profissionais estejam preparados nas dúvidas que enfrentarão no dia a dia”.

Fernanda Ferracin é Enfermeira da UVIS Pirituba e cuida do Programa de Imunização regional e comentou: “Esse evento é de grande importância para que possamos desenvolver atividades direcionadas para o público que precisamos atingir, assim conseguindo uma melhoria na cobertura vacinal”, a enfermeira também afirmou sobre a satisfação de estar no workshop: “É um momento muito importante de reunião dos gestores em Imunização, compartilhamento de ferramentas de planejamento, análise dos Indicadores, para a construção de estratégias de acordo com a especificidade de cada local, visando o aumento na Cobertura Vacinal e proteção da saúde dos munícipes. Encontro muito rico em conhecimento. Orgulhosa por fazer parte desse time de profissionais ”.

Após a oficina, realizada com as UVIS e as Supervisões Técnicas de Saúde (STS), o conteúdo deverá ser levado às Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelos servidores que se fizeram presentes neste curso.