Campanha de vacinação nas estações de transporte metropolitano aplicou 165 mil doses durante um mês e uma semana

Desde o dia 24/07 aconteceu a vacinação nas estações do metrô, CPTM e Terminais de Ônibus

Na última quinta-feira (31), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu a vacinação nas estações Itaquera e São Mateus do Metrô para crianças e adultos.

Foram oferecidas vacinas para crianças e adultos contra o vírus influenza, causador da gripe, contra a Covid-19. A vacinação nas estações teve início no dia 24/07, segunda-feira e seguiu até quinta-feira (31). A ação visou ampliar as coberturas vacinais, uma vez que o local costuma ter grande circulação de pessoas.

Durante os 29 dias, foram aplicadas 164.326 doses de diferentes vacinas. Sendo 78.426 de covid-19 e 85.900 de Influenza.

Gripe

No caso da gripe, além da população em geral, a SMS chama atenção para a necessidade dos grupos prioritários vacinarem-se contra o vírus influenza. São eles: idosos com mais de 60 anos de idade, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde; profissionais da educação: pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas. Também foram incluídas no esquema vacinal contra a gripe as pessoas em situação de rua, que podem receber o imunizante mesmo na falta de documentos pessoais.

A vacinação contra o vírus influenza teve início no dia 10 de abril a grupos elegíveis e, desde 15 de maio, está aberta a toda a população a partir dos seis meses de idade.

Covid 19

Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças de três a quatro anos que receberam no esquema básico a vacina Coronavac, crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos que receberam a segunda dose de qualquer vacina contra covid-19, há pelo menos quatro meses.

Pode receber a Pfizer bivalente quem tem mais de 18 anos e já tomou pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. Maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas e residentes em instituições de longa permanência também podem receber a vacina.

Na cidade de São Paulo, desde o início da vacinação contra a doença em janeiro de 2021, mais de 40 milhões de doses foram aplicadas.