Profissionais participam de aula inaugural do curso Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde

Abertura contou com a presença de 500 profissionais da Saúde de várias regiões da cidade

Na última segunda-feira (21), profissionais de Saúde da cidade de São Paulo lotaram o auditório Fernando Azevedo, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), para a abertura e primeira aula inaugural do “Curso de Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde” promovido pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador – DVISAT – COVISA e Escola Municipal de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O curso semipresencial tem como objetivo formar os trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde e representantes do Controle Social para desenvolverem ações de prevenção e promoção em saúde dos trabalhadores no município. Serão nove módulos, sendo sete em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com encerramento no início de dezembro.

Segundo a socióloga e assessora técnica da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat), Cecília Martins, organizadora do evento, aproximadamente 500 participantes vindos de todas as regiões da cidade estiveram presentes na abertura. “São profissionais de saúde que exercem as mais diversas funções tanto na área da assistência como na vigilância em saúde. Contamos com diversos palestrantes que apontaram a importância da realização do curso para o fortalecimento da Saúde do Trabalhador nos territórios”.

Participaram da abertura: o coordenador de Vigilância em Saúde (Covisa), Luiz Artur Vieira Caldeira; o diretor da divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Mário Rubens Amaral de Jesus; a diretora da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luciane Aguiar; a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador Estadual, Simone Alves e o diretor da Escola Municipal de Saúde, Candido Elpidio de Souza Vaccarezza. Também fizeram parte da cerimônia, a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde, Ivonildes Ferreira e os procuradores do Ministério Público do Trabalho e da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, Mariana Flesch Fortes e Patrick Maia Meriso.

Abertura

O Coordenador da Covisa, Luiz Artur Caldeira, agradeceu a presença e relembrou a sólida parceria da pasta com as demais instituições presentes, como Ministério da Saúde, Estado, Ministério Público do Trabalho e representantes dos trabalhadores. Parabenizou os participantes e organizadores do curso de capacitação, reforçou o apoio da gestão municipal a Política de Saúde do Trabalhador com ações como nomeação de 703 novos servidores para rede de Vigilância em Saúde em 2022 e 2023; ampliação do contrato de veículos para transporte dos agentes, com automóveis especialmente disponibilizados para os CRSTs. "A gestão investe e apoia a rede de vigilância e assistência saúde do trabalhador, mas sem dúvida é o engajamento de todos os envolvidos que faz a coisa acontecer", concluiu.

Todos os participantes reforçaram a importância da saúde do trabalhador como foco principal dos debates. Candido Vaccarezza destacou a revolução tecnológica como facilitadora na apresentação de novas ideias. Ivonildes Ferreira enfatizou a busca por mudanças que tragam ao trabalhador o interesse e o prazer em desenvolver suas atividades. Por sua vez, a procuradora Mariana Flesch lembrou o quão significativas são as notificações sobre adoecimentos e acidentes nos ambientes de trabalho para que sejam norteadas as ações do Ministério Público.

Avaliação

Na avaliação do diretor Mário Rubens, o evento foi extremamente positivo. “Ações educativas como estas, além de ter o objetivo de sensibilizar os profissionais quanto ao desenvolvimento de ações de promoção e prevenção em ST, é também um grande estímulo para a Formação dos Fóruns de Matriciamento em ST na RAS”.

Depois da abertura, uma mesa temática foi realizada com mediação do psicólogo e assessor de gabinete da Covisa, Luis Henrique Ferreira, com participação dos doutores Mário Rubens e Adalberto Kiochi Aguemi para discussão dos temas de interesse de todos os presentes.

 

Fotos do Evento