Fique alerta para o aumento de alergias respiratórias durante o inverno

Manifestações alérgicas são mais comuns em dias frios; saiba como evitar crises alérgicas

Reação do organismo, a alergia é uma condição que surge como mecanismo de defesa, da mesma forma que o sistema imunológico age para defender o corpo dos microrganismos nocivos. Mas, no caso das pessoas alérgicas, o organismo tem uma sensibilidade anormal, desencadeada por alguma substância inofensiva, como um alimento ou ingrediente e até mesmo poeira.

As alergias podem se manifestar de diferentes formas. Nos tipos respiratórios, as mais comuns são rinite, sinusite e asma. Elas podem ser desencadeadas por poeira, pelos de animais, cheiro de cigarro ou fumaça, mofo, mudança brusca do tempo, gripe ou resfriado, determinados medicamentos e poluição atmosférica.

Os casos costumam ter uma incidência ainda maior no inverno, tendo em vista que as pessoas passam a ficar mais tempo em locais fechados, sem muita circulação do ar, o que contribui para o aumento de quadros virais, como a gripe.

Para evitar as crises alérgicas respiratórias, o ideal é sempre deixar a casa limpa e arejada, com uma boa circulação de ar mesmo durante os dias frios. Manter a imunidade alta é outra recomendação importante.

Também é sugereido evitar travesseiro e colchão de pena, usar capas impermeáveis aos ácaros ou material plástico para proteger travesseiro e colchão, evitar ter bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas, caixas de papelão ou qualquer outro local onde possam ser formadas colônias de ácaros, além de prevenir banhos extremamente quentes e oscilação brusca da temperatura.

Em caso de sintomas fortes, a recomendação é buscar um atendimento médico em uma unidade de saúde para obter uma orientação adequada.