Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) 2023

Atualização vacinal de crianças das unidades de ensino


ESTRATÉGIA DVA 2023 - 2° Trimestre


No dia 02/05, terá início a 2° etapa das ações de atualização vacinal de estudantes, focando agora nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

Para a intensificação de vacinação dos estudantes, será realizado o controle da entrega da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) - documento comprobatório de vacinação em dia, emitido pelas salas de vacinação públicas do município de São Paulo, solicitado pelas Unidades Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A DVA é regulamentada desde 2021, pela Portaria Conjunta SME/SMS nº1/2021, e visa controlar a situação vacinal dos educandos, garantindo a vacinação completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, garantindo a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. 

O público alvo estimado é de 1 milhão crianças e adolescentes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio, matriculados na Rede Municipal de Ensino, Estaduais e Privadas.

No dia 06/05 acontece o Dia D de Intensificação da Vacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 08:00 às 17:00, e realizarão a atualização da vacina dos estudantes e emissão da DVA. 

Acesse aqui os materiais gráficos desta 2° etapa:

Modelo da Declaração de Vacinação Atualizada 2023 - 2°Trimestre

 

Cartaz da estratégia da DVA:


 

 


ESTRATÉGIA DVA 2023 - 1° Trimestre


A Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou na segunda-feira (6/02), primeiro dia do ano letivo na rede municipal, ações para atualização vacinal de crianças de até 5 anos das unidades de ensino que atendem a Educação Infantil (CEI, CEMEI, CECI, EMEI), conforme o calendário de vacinação de rotina previsto para o primeiro trimestre de 2023.

A estratégia para a intensificação da vacinação desse público infantil é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a SMS e prevê a entrega de DVAs (Declaração de Vacinação Atualizada), carteirinhas que atestam que o esquema vacinal está em dia, a todos os matriculados na faixa etária dos 0 aos 5 anos na rede de ensino da capital.

A DVA será entregue aos estudantes ou diretamente a pais e responsáveis, que serão comunicados pelas unidades educacionais sobre a necessidade de completar o esquema vacinal das crianças nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS), responsáveis por administrar as vacinas necessárias ou faltantes e validar o documento. A ação inclui ainda a busca ativa, por parte das unidades de saúde, a crianças com a vacinação em atraso.

Acesse aqui o modelo da Declaração de Vacinação Atualizada 2023 - 1° trimestre


VACINAS 


A iniciativa busca garantir o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), melhorando a cobertura e a proteção vacinal da comunidade escolar, além de contribuir para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis. As vacinas disponibilizadas são: BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria tétano e para covid-19, conforme o esquema adotado para a idade.

A atualização vacinal reforça a importância da vacinação desde os primeiros anos de vida, além de conscientizar e estimular o comprometimento de pais e responsáveis, que devem participar ativamente desse processo, ampliando a adesão aos imunizantes.


OUTRAS INFORMAÇÕES


Clique para abrir o site sobre o programa municipal de imunizações