Combate às Hepatites Virais

Hepatite B tem vacina, Hepatite C tem tratamento.

As Hepatites B e C são transmitidas pelo contato com o sangue contaminado, presente em objetos comumente compartilhados: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. Materiais não descartáveis ou não esterilizados, usados na colocação de “piercings”, tatuagens ou em procedimentos cirúrgicos e odontológicos, também podem transmitir as Hepatites B e C. E mais: uma mãe, portadora do vírus, pode transmitir a doença para o filho, principalmente no momento do parto. Lembre-se também que a Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST). Então, previna-se sempre.

As hepatites virais são doenças silenciosas. Isso dificulta o diagnóstico dos portadores. Em fase  avançada, a doença pode causar cirrose, câncer de fígado ou até mesmo levar à morte precoce.  

Estima-se que só na cidade de São Paulo existam quase 82 mil pessoas com Hepatite C, mas de 2000 até 2020, apenas 30.729 (37,3 %) casos da doença foram descobertos, confirmados e notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Em 2020, 230 casos da doença foram notificados.

A Hepatite B é uma doença que até o momento não tem cura. Mas tem vacina!

A Hepatite C é uma doença silenciosa, infelizmente ainda não tem vacina para prevenção. Mas o tratamento é altamente eficaz em mais de noventa e cinco por cento dos casos. A doença é tratada com medicamentos fornecidos gratuitamente em todo território nacional.

O Programa Municipal de Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo alerta para a necessidade de realização de teste rápido para descoberta dos casos de hepatite C em pessoas acima de 40 anos, com histórico de transfusão sanguínea antes de 1993, que fizeram ou fazem uso de drogas e que tiveram ou têm relações sexuais desprotegidas.

O Município de São Paulo está dentro do Plano de Eliminação das Hepatites Virais até 2030. O desafio é a redução de 90% de novas infecções por hepatites virais B e C e redução de 65% na taxa de mortalidade associada às hepatites virais B e C. Para atingir a meta até 2030, São Paulo promove a vacinação da hepatite B para todas as idades e oferece o teste rápido para hepatites B e C. O tratamento da hepatite C é gratuito para todos os portadores da doença, na rede municipal.

-Localize no Busca Saúde os locais de vacinação contra a hepatite.

-Já os locais de referência para realização de teste rápido podem ser encontrados neste documento. 

-Você também pode fazer o teste rápido ou sorolologia para Hepatites B e C em qualquer unidade básica de saúde no município, encontre a mais próxima de você.

 

Saiba mais:

- Hepatites B e C

- Perguntas e Respostas sobre Hepatites B e C

- Boletim Epidemiológico: Julho Amarelo