Febre Amarela

Veja informações aqui!

A vacinação contra a Febre Amarela é recomendada em todo o Município. Vacine-se! Consulte aqui a unidade mais próxima de você:

 

 

Entenda aqui as etapas da vacinação para Febre Amarela no município de São Paulo:

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde – COVISA informa que não há transmissão de febre amarela urbana no município de São Paulo. Desde 1942, não há registro de transmissão de Febre Amarela urbana no Brasil.

A febre amarela é uma doença causada por um vírus e é transmitida por mosquitos. No Brasil, todos os casos registrados são de febre amarela silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que são encontrados apenas em regiões de mata fechada. A Febre Amarela apresenta dois ciclos de transmissão distintos: a febre amarela urbana e a febre amarela silvestre. Veja aqui as diferenças.

A ocorrência de macacos doentes ou mortos pela Febre Amarela Silvestre indica que naquela área de mata está ocorrendo a circulação da doença. Essas áreas são chamadas de Áreas de Risco para Transmissão da Febre Amarela. Quando as pessoas circulam próximas dessas áreas podem ser picadas por mosquitos infectados e ficarem doentes.

Desde Setembro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado a vacinação da população em áreas de risco de transmissão da febre amarela, tendo sido intensificadas as ações primeiramente na CRS Norte onde foram identificados macacos positivos para Febre Amarela. Posteriormente, a vacinação foi ampliada, gradativamente, de acordo com a situação epidemiológica.

De 25/01 a 16/03, conforme orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Paulo realizou uma Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, com doses fracionadas da vacina, com o objetivo de ampliar a vacinação da população em regiões do município que ficam mais próximas às áreas de risco de transmissão da febre amarela.A partir de 19/03/18 a Campanha de Vacinação contra Febre Amarela, utilizando a dose fracionada, foi ampliada para todo Município de São Paulo.

Atualmente, é utilizada a dose plena e a vacina é recomendada para todo o Município de São Paulo.


  Mais informações: