Dia 05 de maio - Dia Mundial de Higiene das Mãos

Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize suas mãos

Dia Mundial da Higiene das Mãos: 5 de maio de 2023

A higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos quando realizada nos 5 momentos durante a prestação de cuidados de saúde. É um sinal de respeito a quem procura atendimento, protege a saúde prevenindo Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e da Resistência Microbiana (RM) aos antimicrobianos nos serviços de saúde.


Higienização das mãos é um termo geral que se aplica à lavagem das mãos, aplicação de produtos (p.ex. uso de álcool-gel) ou antissepsia cirúrgica das mãos. A higienização das mãos é um procedimento simples, mas importante, que costuma ser subestimado, mesmo por profissionais da saúde. A higienização das mãos, quando correta e oportuna (no ponto de assistência), protege o paciente, os profissionais da saúde e o ambiente de atendimento, contra a contaminação por microrganismos que possam causar doenças.


O objetivo da higienização das mãos é remover a sujidade, materiais orgânicos e microrganismos temporariamente presentes nas mãos.


Entende-se por Ponto de Assistência, o local onde três elementos estejam presentes: o paciente, o profissional de saúde e a assistência ou tratamento envolvendo o contato com o paciente ou suas imediações (ambiente próximo ao paciente). Nesse local onde o atendimento ocorre, deve ser realizada a higiene das mãos. Para tal, é necessário o fácil acesso a um produto, como por exemplo, a solução alcoólica para a higiene das mãos.


Destaca-se que o foco da campanha, no dia 5 de maio de 2023, Dia Mundial da Higiene das Mãos estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também incide sobre as organizações da sociedade civil/organizações parceiras.
Detalhes da campanha


Tema da campanha: Juntos, podemos acelerar a ação para prevenir infecções e a resistência antimicrobiana durante a assistência à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, na qual a melhoria da higiene das mãos recebe alta prioridade.

Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize suas mãos

Slogan: Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize suas mãos


Objetivos da campanha:


· Fortalecer e capacitar as comunidades na área da saúde para acelerar as ações para melhorar a higiene das mãos e a prevenção e controle de infecções no local de atendimento.


Chamadas à ação deste ano:


· Profissionais de saúde e assistência: Ame os 5 momentos.
· Profissionais de CIH: Lidere o caminho para mãos limpas.
· Gestor de políticas públicas: Invista em saúde e dignidade.
· Usuários dos Serviços de Saúde: Junte-se ao movimento
 

Saiba mais sobre a campanha aqui.

Saiba mais sobre Infecção Hospitalar.


MATERIAIS GRÁFICOS


 Acesse aqui os materiais da campanha de 2023 (clique na imagem para fazer o download):

 

   

   

-Vídeo campanha (horizontal)

-Vídeo campanha (vertical)