LABORATÓRIO DE ANÁLISES TOXICOLÓGICAS

LAT-PMSP

 Laboratório de Análises Toxicológicas (LAT-PMSP)


O LAT-PMSP é um serviço público da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que tem como objetivo promover o diagnóstico laboratorial toxicológico de indivíduos expostos à possíveis agentes químicos. Foi inaugurado em 1.974, no Hospital Municipal Menino Jesus, com a denominação de Laboratório de Emergências toxicológicas, e desde 1981, encontra-se sediado no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (HMARS), desempenhando as suas atividades junto ao Centro de Controle de Intoxicações (CCI-SP).

Tem como principais atribuições: apoiar o diagnóstico das exposições agudas na emergência clínica, auxiliar no monitoramento de drogas de abuso e drogas terapêuticas, o monitoramento biológico de exposição química ocupacional, colaborar nas ações de vigilância das intoxicações, contribuir no desenvolvimento de pesquisa toxicológica e produção de material científico, além de servir como campo de prática para as atividades de ensino.

Atende todos os serviços de saúde da atenção básica, média a alta complexidade da rede pública e privada, 24 horas por dia, ininterruptamente, todos os dias. Como serviço tradicional e de referência recebe amostras principalmente de serviços de saúde da cidade de São Paulo, mas também de outros municípios da região metropolitana de SP, do estado de SP ou mesmo de outros estados da Federação. 


Atualmente, a equipe técnica é composta por farmacêuticos e técnicos de laboratório, atendendo aos plantões diurnos e noturnos, garantindo o funcionamento ininterrupto do serviço.
Abaixo, apresentamos a série histórica de exames realizados pelo LAT-PMSP, nos anos de 2016 a 2020. Os dados estão distribuídos em percentual e representam o perfil de demanda do laboratório no referido período.

 

Clique aqui e acesse a relação de exames toxicológicos e as condições para
encaminhamento de amostras biológicas ao LAT-PMSP.