Saúde divulga infográfico com dados sobre o setembro amarelo

Informações e acolhimento são essenciais para a prevenção ao suicídio


Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, um ato deliberado, complexo e multifatorial que não acontece por um único motivo, mas a partir de um conjunto de situações sociais, culturais, psicológicas e ambientais.

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!” a campanha de 2023 destaca o combate ao estigma e ao preconceito - que muitas vezes impedem que a pessoa busque ajuda –, por meio da divulgação de informações e do esclarecimento de dúvidas à sociedade sobre o tema, bem como o incentivo ao acolhimento do paciente.

O olhar para quem sofre amplia significativamente as chances de prevenção. Segundo informações do infográfico sobre o Setembro Amarelo publicado pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, é importante estarmos atentos a autoagressões ou tentativas de suicídio, oferecendo acolhimento, escuta e realizando o encaminhamento à rede de Atenção à Saúde Mental.

Os dados divulgados trazem informações sobre o número de mortes evitáveis no Brasil e na cidade de São Paulo, fatores de risco e orientações sobre como notificar uma lesão autoprovocada.
Confira o documento na íntegra pelo link: 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/infografico_setembro_amarelo_13_09_2023.pdf