Programa de Qualidade

O HSPM participa do programa CQH (Compromisso com a qualidade hospitalar) desde 2001. Percebemos no programa a capacidade de trazer sensíveis melhorias no atendimento através do estimulo, participação e a auto-avaliação além de um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. Também valoriza o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares e o aprimoramento dos processos de atendimento, vindo ao encontro da Missão desta Instituição.

O CQH, fundado em 1991, é um programa de adesão voluntária mantido pela Associação Paulista de Medicina e Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) cuja missão é contribuir para a melhoria contínua do atendimento nos hospitais mediante metodologia específica. Neste momento participam do programa aproximadamente 200 hospitais de todo o Brasil, a maioria no Estado de São Paulo.

Usado como modelo de gestão o programa CQH tem contribuído desde a fundação com muitos hospitais Brasileiros. Além de cursos na área de gestão o programa oferece oportunidade para que os hospitais participantes compartilhem experiências entre si através dos chamados núcleos de apoio à gestão hospitalar (NAGEH) em áreas como enfermagem, nutrição, farmácia, hotelaria, CCIH e outras.

O HSPM encara a busca da melhoria contínua no atendimento como parte de sua missão e utiliza ferramentas como o CQH com essa finalidade.

----------

"Quando aceitei o convite para assumir a Superintendência, tinha em mente que enfrentaria um novo desafio que só seria vencido se formássemos uma equipe coesa, interessada e capaz de buscar a melhoria contínua em nossas atividades. e apenas com a união de todos nós, juntos, isso seria possível. Assim, externo a todos vocês que esta gestão que se inicia elege o Programa de Qualidade do HSPM como um dos pilares do nosso plano de ação, juntamente com outras aspirações da força de trabalho que, certamente, com o apoio de todos serão atendidas o mais breve possível." 

Dra. Regina L. P. Athiê

(Superintendente HSPM)