HSPM combate a obesidade

Grupo visa promover reeducação alimentar e mudança de hábito numa realidade onde 50,8% dos brasileiros estão com sobrepeso e 17,5% estão obesos

Por Keyla Santos

O Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM criou o Grupo de Obesidade. A primeira reunião ocorre em agosto, em doze encontros, sempre realizados às terças-feiras. O objetivo do grupo é criar estratégias para lidar com a obesidade, doença que acarreta várias complicações metabólicas. De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2013), do Ministério da Saúde, o excesso de peso já afeta 50,8% dos brasileiros, sendo 17,5% obesos.


A prevalência da obesidade vem aumentando nos últimos anos. De acordo com o nutrólogo (especialidade da medicina ligada à nutrição) Vicente José Salles de Abreu, coordenador clínico da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do HSPM, na cidade de São Paulo cerca da metade dos homens e mulheres têm excesso de peso, sobrepeso ou já são obesas.

“Esta realidade se reflete no hospital. Por isso existe a necessidade de criar estratégias para lidar com essa doença que traz, várias complicações metabólicas. Há também os riscos vão além da esfera biológica e trazem repercussões psicossociais”, disse o médico.

Os servidores da rede municipal e os funcionários da instituição são o público-alvo desse trabalho.

O primeiro passo do grupo será ensinar os participantes a buscar qualidade de vida por meio de reeducação alimentar e de mudança de hábitos. Eles serão acompanhados por médicos que realizarão a prevenção secundária. As comorbidades (dois ou mais transtornos diagnosticados no mesmo indivíduo) como diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, hipertireoidismo e artrites serão tratadas a fim de evitar que evoluam para o tratamento cirúrgico.


Importância do grupo e expectativas
Os participantes do Grupo de Obesidade serão acompanhados por uma equipe multiprofissional, composta por nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiras e médicos com especialidade em endocrinologia e nutrologia.


Abreu destaca a importância do trabalho de equipes como as do HSPM, que possam dar conta do caráter multifatorial envolvido na obesidade. “Logo, as expectativas em relação aos resultados são grandes, apesar da consciência sobre o longo caminho a ser percorrido”, afirmou o especialista.


A mudança de estilo de vida em adultos é bastante complexa. Geralmente, as pessoas querem respostas rápidas e mágicas. “O que eles precisam é aprender o que, como e porque comer. Por isso, são necessários profissionais que sejam habilitados para propiciar esse entendimento e favorecer as mudanças necessárias para atingir as metas”, finalizou o nutrólogo.

 

Leia mais no site da SMS - Secretaria Municipal da Saúde 

 

Serviço
Grupo de Obesidade do HSPM
Duração: doze encontros
Horário: 8h
Inscrição: Clínica de Endocrinologia - Sala de pré-consulta, no 5º andar
Local: Anfiteatro Argos Meirelles - Rua Castro Alves, 60 - 9.º andar - Liberdade. São Paulo.