Áreas de Abrangência das unidades básicas de saúde do município de São Paulo

Definição | Territórios | Processo de Atualização | Mapa dinâmico |

Camadas geográficas | Geowebservice | Mapas em PDF | Dados e informações

 

 

Definição

Consta como diretriz na Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica1, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e na Portaria de Consolidação Nº 2, de 28 de setembro de 2017 que consolida as normas sobre as Políticas Nacionais de Saúde do Sistema Único de Saúde: definida como área de corresponsabilidade entre a população e o Poder Público, é o espaço de atuação da Unidade Básica de Saúde.

Leva em conta o perfil e as necessidades da comunidade, por isso é o “território vivo” onde as equipes de Saúde e de Saúde da Família tem a responsabilidade frente a questões sanitárias, ambientais, epidemiológicas, culturais e socioeconômicas, contribuindo por meio de intervenções clínicas e sanitárias nos problemas de saúde da população com residência fixa, os itinerantes ou trabalhadores da área adstrita.

Em suma, a área de abrangência de UBS (AA-UBS) é o território delimitado de referência da Unidade Básica de Saúde, sendo esta responsável pelo atendimento e encaminhamento das demandas locais com foco na atenção integral à saúde, atuando em rede com os demais equipamentos de saúde do Sistema Único de Saúde seguindo diretrizes operacionais sob a gestão da Coordenação de Atenção Básica, de forma descentralizada, por meio das Supervisões Técnicas de Saúde e Coordenadorias Regionais de Saúde.2

 

1 BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Disponível em: https://bit.ly/3b9iSvd

2 SÃO PAULO, Secretaria Municipal da Saúde. Diretrizes operacionais - Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo, janeiro/2016. Disponível em: https://bit.ly/3cNE0az

 

Início 

 


 

Territórios

A configuração destes territórios deve considerar:

 

  • critérios demográficos e socioeconômicos, assistenciais, epidemiológicos, entre outros, que ajudem a caracterizar a população residente;

  • a alteração dos limites desencadeia ações nos diversos níveis da administração (por exemplo, no nível local, a transferência de prontuários e o (des)cadastramento de famílias na ESF);

  • a digitalização das AA-UBS, por meio de técnicas de geoprocessamento, permite a associação com diversas bases de dados, entre elas a base de nascidos vivos, mortalidade, internações hospitalares SUS e COVID-19/SG e SRAG;

  • a organização de programas e ações estratégicas que se utilizam do recorte territorial local para organização da cobertura (EMAD, triagem neonatal, comitê de mortalidade infantil, entre outros);

  • a disponibilização para o público em geral, no Portal da Prefeitura de São Paulo, do aplicativos Consulta UBS e Busca Saúde que tem como principal objetivo a localização de estabelecimentos ou serviços de saúde públicos municipais, dentre os quais a identificação da AA_UBS de acordo com o endereço de residência.

 

Na busca do aprimoramento constante do processo e de seu fluxo de informações, é fundamental que tal processo e seu cronograma sejam de amplo conhecimento entre os profissionais das CRS, STS, estabelecimentos de saúde, instituições parceiras e conselhos gestores, a fim de atribuirmos para além da qualidade, agilidade e legitimidade, a responsabilidade entre todos os envolvidos.

  

 

Início 

 


 

Processo de produção / atualização

Nesse sentido, a produção da camada geográfica com a delimitação das Áreas de Abrangência de cada UBS, a partir de atualização feita pelos gestores dos estabelecimentos, as Supervisões Técnicas de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde e a Coordenação de Atenção Básica da SMS-SP, deve utilizar o conjunto de dados cartográficos do GEOSampa / Mapa Digital da Cidade de São Paulo de forma a atender o Decreto Municipal 57.770 de 03 de julho de 2017.

O conjunto de informações produzidas pelos mais diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo e disponibilizadas a partir da infraestrutura municipal de dados espaciais (IMDE), as informações de outras instituições e as aplicações de geotecnologias abertas e proprietárias da SMS-SP, permitem a geração de informações nesta granularidade espacial.

Para além de subsidiar o fornecimento de mapas para visualização destas sobre o território, como a localização de eventos, redes de serviços, uso e ocupação do solo, situações de risco, áreas contaminadas, favelas e outros assentamentos precários, estabelecimentos sociais e outras de interesse, a adoção destes territórios como unidade de análise para diagnósticos e estudos propiciando maior detalhamento e evidenciando desigualdade e inequidades. Para a gestão da assistência e/ou vigilância à saúde, a organização do território permite a construção de tecnologias que permitam a atribuição da UBS à um evento a partir de seu(s) endereço(s) de forma ágil e oportuna para as ações e providências previstas.

Objetivos

  1. Instrumentalizar os gestores locais com mapas das Áreas de Abrangência em base cartográfica.

  2. Instrumentalizar os gestores locais com informações demográficas e socioambientais oriundas do Censo Demográfico (IBGE).

  3. Viabilizar o cálculo de Indicadores socioambientais, demográficos, epidemiológicos, de estrutura e produção por Área de Abrangência de UBS.

Periodicidade

Atualmente a periodicidade das alterações nos limites das áreas é bianual, realizada de forma sistematizada em processo descentralizado para todo o município de forma que seja garantida a representação temporal daquela configuração para análises e estudos.

Estes processos de revisão demandam um grande esforço por parte dos muitos atores envolvidos e resultam em impactos operacionais importantes como a transferência de prontuários, além das modificações nos dados elaborados e atribuídos para cada área em diversos sistemas que fazem uso desta unidade de análise.

O processo que resultou na versão vigente, concluído na 1ª semana de julho/2022, teve oito meses de duração e, com o uso das tecnologias disponíveis atualmente na SMS, teve participação de técnicos atuando na digitalização e padronização dos dados informados pelos níveis descentralizados, em mapas impressos ou digitalmente por meio de softwares GIS.

Está em curso o processo de revisão para elaboração da versão 2023/2024 que envolve todos os gerentes de UBS na cidade e conta com a interlocução de profissionais em todas as Supervisões Técnicas, Coordenadorias Regionais de Saúde e a Coordenação de Atenção Básica, a partir das diretrizes e ações previstas nos instrumentais de apoio, incluindo material de orientação técnica em geoprocessamento e ferramentas digitais de territorialização e suporte para desempenho das atividades previstas. Veja mais informações acerca do processo em andamento, acessíveis no Portal da Revisão das Áreas de Abrangência 2023/2024 (clique na imagem abaixo).

 

 

 

Início 

 


 

Mapa com a delimitação das áreas de abrangência de UBS

Ferramenta desenvolvida para visualização dos limites vigentes das áreas de abrangência de UBS, consulta de endereços e verificação das respostas fornecidas pelo sistema Busca Saúde, disponível ao cidadão. Para instruções de uso, clique aqui.

Clique na imagem ou no link para acessar o mapa dinâmico

 

Início 

 


 

Camadas Geográficas

Estão disponíveis, para download, os arquivos de mapa em formatos interoperáveis no padrão Open Geospatial Consortium (OGC)².

Estes arquivos possibilitam a visualização dos limites administrativos sobre o território por meio das imagens aéreas e do recurso de visão da rua, ambos disponíveis em softwares de geoprocessamento livres ou pagos, como o Google Earth Pro ou QGIS.

 

Para abrir os arquivos em formato shapefile e geowebservice é necessária a instalação do programa QGIS. Clique aqui para fazer o download gratuitamente.

Para abrir os arquivos em formato KMZ/KML é necessária a instalação do programa Google Earth Pro. Clique aqui para fazer o download gratuitamente.

Para visualizar instruções básicas para manipulação de arquivos geográficos, acesse: Google Earth | QGIS

 ² O OGC é um consórcio internacional contendo mais de 500 empresas, agências governamentais, organizações de pesquisa e universidades imbuídas em tornar as informações e serviços geoespaciais localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis. Veja mais em: https://www.ogc.org/about

 

Versões disponíveis segundo ano:

 

Acesse estas e outras camadas na área da GISA/CEInfo, em camadas geográficas.

 

Início 

 


 

Geowebservices (conexão para sistemas e automatizações)

Geowebservice é um serviço on-line de mapas e informações espaciais interoperáveis, também nos padrões OGC disponíveis para conexão por usuários ou sistemas, diretamente no mapa digital da cidade (MDC) e permite também download de arquivos em diversos formatos e softwares. Para acessar dados das AA-UBS por meio de serviço on-line, utilize os links abaixo:

  • Serviço de mapas (web map service) - WMS

  • Serviço de feições e geometria - WFS

 

Início 

 


 

Mapas cartográficos segundo CRS, Subprefeitura e UBS

Área de Abrangência de UBS e Cobertura da Estratégia Saúde da Família segundo UBS, STS e CRS, versão 2022 (em PDF)

Para visualização dos mapas com em melhor resolução, faça o download dos arquivos.

 

Camadas incluídas, para os mapas segundo UBS:

  • Áreas de Abrangência de UBS - PMSP / SMS / CEInfo / GISA - 2022

  • Quadras cobertas pela ESF - PMSP / SMS / CEInfo / GISA - 2022

  • Estabelecimentos de Saúde - PMSP / SMS / CEInfo / EstabSUS - mai2022

  • Estabelecimentos de Educação - PMSP / SME - abr2022

  • Estabelecimentos de Assist. e Desenv. Social / Abrigos - PMSP / SMADS - jan2022

  • Estabelecimentos de Cultura - PMSP / SMC - dez2018

  • Estabelecimentos de Esportes - PMSP / SEME - dez2018

  • Estabelecimentos de Direitos Humanos e Cidadania - PMSP / SMDHC - mai2019

  • Estabelecimentos de Segurança Alimentar - PMSP / SMDHC - set2020

  • Estabelecimentos de Limpeza Urbana - PMSP / SMSUB / AMLURB - dez2021

  • Estabelecimentos de Segurança Pública - PMSP / SMSU - dez2015

  • Áreas de risco geológico - PMSP / SMSU/COMDEC - mar2021

  • Áreas inundáveis - PMSP / SIURB/FCTH - mar2020

  • Áreas contaminadas - PMSP / SVMA - out2020

  • Assentamentos precários - PMSP / SEHAB / HABITASampa - mai2022

  • Terras indígenas - PMSP / GEOSampa / SMUL / GEOInfo - jan1996

  • Quadras, lotes e logradouros - PMSP / SF - jun2020

  • Terminais de ônibus, linhas e estações Metrô e CPTM - PMSP / SMT - jun2020

  • Linhas e estações projetadas Metrô - PMSP / SMT - mar2022

  • Parques Municipais - PMSP / SVMA - mai2016

  • Parques Estaduais - PMSP / SVMA / DEPAVE - set2013

  • Cobertura Vegetal - PMSP / SVMA - mar2020

  • Represas - PMSP / MDC/GEOSampa - maio2021

Versões anteriores disponíveis segundo ano:

2020 | 2016 | 2014 | 2012

 

Início 

 


 

Dados e Informações

Nesta área são disponibilizadas tabelas em formato (.XLS) com os dados³ por Área de Abrangência de UBS.

³Dados do Universo e da Amostra do Censo Demográfico 2010, disponibilizados pelo IBGE e elaborados pela GISA nos anos de 2012, 2014, 2016, 2020 e 2022.

Dados demográficos e territoriais segundo Área de Abrangência de UBS, Estratégia Saúde da Família, STS e CRS, versão 2022

O elenco de dados demográficos elaborados foi sendo reduzido a dados populacionais, por conta da defasagem dos dados censitários.

Para esta versão, também estão disponíveis as bases de dados originais das camadas exibidas nos mapas cartográficos, com a identificação da UBS, STS e CRS correspondente.

Para mais informações sobre as bases de dados e variáveis, consulte diretamente os metadados do GEOSampa ( internet | intranet PMSP ) ou a secretaria responsável.

 

Versões anteriores disponíveis segundo ano:

2020 | 2016 | 2014 | 2012

 

Para mais informações sobre os dados demográficos elaborados, consulte o dicionário de variáveis (clique aqui para fazer download)

 

Os dados estão agrupados pelos seguintes temas:

  • Pessoas por Faixa Etária

  • Pessoas por Idades

  • Homens por Idades

  • Mulheres por Idades

  • Pessoas por Raça/Cor

  • Pessoas por Dificuldade / Deficiência

  • Pessoas por Escolaridade e Raça/Cor

  • Pessoas por Nível de Instrução

  • Responsáveis por Sexo

  • Domicílios e Moradores

  • Densidade de Moradores por Dormitório

  • Renda Domiciliar per Capita

  • Tempo de Deslocamento para o Trabalho

  • Área territorial (km²)

  • Perímetro territorial (km)

  • Densidade demográfica

  • Densidade domiciliar

  • População em Situação de Rua

  • População em Situação de Rua há menos de dois anos

 

Início