Coordenação de Epidemiologia e Informação - CEInfo

Apresentação   |   Valores/ Missão/ Visão de futuro   |   Objetivos   |   Organograma   |   Estrutura

Atualizado em 20/12/2016


Apresentação

A Coordenação de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (CEInfo) foi criada em 2001 quando da retomada do SUS na capital paulista. A criação de um órgão no nível central que coordenasse a política municipal de informações na área da saúde revestia-se de caráter estratégico. Entretanto, além da coordenação desta política era premente a definição de uma concepção de produção e uso de informações no SUS municipal. Os princípios e diretrizes da política nacional de saúde forneceram as bases fundamentais para esta definição. No entanto, a característica diferenciadora da proposta paulistana foi a incorporação da epidemiologia como um eixo central desta concepção.

A epidemiologia neste contexto não é considerada apenas como um método para produção de conhecimentos ou de intervenção sobre agravos, mas como um conhecimento fundamental sobre o processo saúde-doença no coletivo e que orienta práticas de planejamento, gestão e intervenção assistencial ou preventiva; portanto como tecnologia que fornece bases essenciais e não exclusivas, para a produção e o uso da informação.

 

Folder: Coordenação de Epidemiologia e Informação (atualizado Janeiro/ 2016)

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Valores

  • Atuação em consonância com os princípios do SUS
  • Democratização da informação
  • Criatividade, pensamento crítico e protagonismo
  • Compromisso com o aprimoramento da informação
  • Enfoque epidemiológico na produção da informação

 

Missão

Promover a produção e o uso da informação voltada para a gestão de políticas públicas de saúde e melhoria das condições de saúde para a população da cidade de São Paulo.

 

Visão de futuro

Constituir-se e ser reconhecida como referência na produção da informação, contribuindo para o aprimoramento da gestão do SUS, a melhoria das condições de saúde da população e o exercício pleno da cidadania.

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Objetivos

  • Analisar informações visando diagnóstico, monitoramento, avaliação e aprimoramento da atuação como apoio à gestão do SUS;

  • Subsidiar a SMS nos seus diferentes âmbitos no uso de conhecimentos, métodos e técnicas da epidemiologia e da análise de dados;

  • Aprimorar a informação utilizada pelos diversos setores e esferas da SMS a partir de análises da sua qualidade;

  • Divulgar as informações produzidas em SMS e de interesse geral da Saúde;

  • Gerenciar os sistemas de informação de eventos vitais e de captação universal (SIM e SINASC);

  • Incorporar o georreferenciamento e a análise espacial como instrumento de trabalho para gestão do SUS, monitoramento e análise da situação de saúde;

  • Capacitar os profissionais de saúde e equipes da SMS em análise de dados e uso da epidemiologia na gestão de serviços e do sistema de saúde nos diversos níveis.

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Organograma

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Estrutura

A CEInfo é composta por sua coordenação e sete áreas: 

  • SINASC - Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos

    Realiza o processamento, atividades para melhoria da qualidade, a análise e a divulgação das informações sobre nascidos vivos no município de São Paulo. A fonte dos dados é a Declaração de Nascido Vivo (DN), padronizada pelo Ministério da Saúde. Estas informações compõem as bases de dados estadual e nacional do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos.

    Email para contato: sinasc@prefeitura.sp.gov.br

     

  • GIA - Gerência de informação Assistencial

    Responsável pela análise das bases de dados dos sistemas de informações cadastrais e de produção de serviços do SUS: ambulatorial (SIA, APAC, SISPRENATAL, SIAB, SISCOLO), hospitalar (SIH e CIH) e cadastral (CNES). Participa da padronização dos registros dos dados nos diferentes sistemas em conjunto com as áreas que os gerenciam e disponibiliza mensalmente conjunto de relatórios gerenciais como subsídio à gestão.

    Email para contato: ceinfogia@prefeitura.sp.gov.br

     

  • GISA - Gerência de Geoprocessamento e Informação Socioambiental

    Realiza análises que envolvam dados e informações geográficas relevantes à compreensão do processo saúde-doença e a organização da rede de serviços da SMS. É responsável pela obtenção de dados sociodemográficos, ambientais e de redes de serviços, junto a outras instituições e órgão públicos.

    Email para contato: ceinfogeoprocessamento@prefeitura.sp.gov.br

     

  • NAA - Núcleo de Apoio Administrativo

    Atua como recepção da CEInfo, atende diretamente a coordenação e as equipes técnicas na execução de tarefas administrativas, gerencia as rotinas de departamento pessoal, além de direcionar processos e expedientes que abrangem as áreas de SMS e seus parceiros. Apoia projetos de sustentabilidade e gestão documental, entre outros.

    Email para contato: ceinfoapoio@prefeitura.sp.gov.br

     

  • NAT - Núcleo de Assessoria Técnica

    Subsidia tecnicamente as instâncias funcionais da CEInfo e dos demais setores da SMS no desenvolvimento de projetos, metodologias de análise, monitoramento avaliação de programas e atividades implantadas.

     

  • ND - Núcleo de Divulgação

    Realiza a edição e atualização das publicações da CEInfo, bem como a divulgação de dados e informações produzidas pelas gerências e núcleos técnicos desta coordenação e também participa do trabalho de manutenção e atualização do site da SMS.

    Email para contato: ceinfodivulgacao@prefeitura.sp.gov.br

     

  • PRO-AIM - Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade

    Realiza o processamento, atividades para melhoria da qualidade, a análise e a divulgação das informações sobre mortalidade referente a todos os óbitos ocorridos no município de São Paulo. A fonte dos dados é a Declaração de Óbito (DO), padronizada pelo Ministério da Saúde. Estas informações compõem as bases de dados estadual e nacional do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

    Email para contato: proaim@prefeitura.sp.gov.br

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