Secretaria de Obras apresenta trabalho de planejamento de suas ações

A pedido da SIURB, o Tribunal de Contas do Município (TCM) realizou uma Mesa Técnica sobre os programas em andamento na Secretaria

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) segue pautando suas ações com foco na transparência, na responsabilidade com os recursos públicos e no bem-estar do cidadão. Nesta quarta-feira, 31, o gabinete da Secretaria participou de uma Mesa Técnica no Tribunal de Contas do Município (TCM) para apresentar o trabalho de planejamento que vem executando desde janeiro de 2021.

O material apresentado está disponível para consulta nesse link. Para assistir a Mesa Técnica na íntegra, clique aqui.
Embora seja de extrema importância, o trabalho de planejamento das obras e projetos da SIURB ganhou destaque na Secretaria apenas nos últimos anos. Este trabalho representa o acréscimo de uma etapa antes da obra sair do papel, mas garante a celeridade das ações, o cumprimento dos cronogramas pré-estabelecidos, a responsabilidade no investimento dos recursos públicos e a redução de interferências no decorrer das obra.

A SIURB apresentou para os técnicos do TCM o Plano Diretor de Drenagem (PDD), o Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e o Programa de manutenção de Pontes e Viadutos da Prefeitura de São Paulo. As ações de planejamento têm, ainda, o objetivo de reduzir a necessidade de iniciativas realizadas em caráter emergencial.

O PDD, junto com os Cadernos de Drenagem, são elaborados pela SIURB em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP. Os estudos são responsáveis por hierarquizar, com base em aspectos técnicos, as principais obras de drenagem do município, além de apontar a real situação da bacias hidrográficas da cidade e quais as ações podem ser tomadas pelo poder público.

Já o PMRR foi desenvolvido em conjunto com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Esse programa é formado por um grupo de trabalho intersecretarial. O PMRR foi elaborado com objetivo conduzir, de forma unificada o gerenciamento, monitoramento e intervenções nas áreas de risco no município de São Paulo. O programa abrange projetos para 100 áreas consideradas prioritárias, planos e procedimentos, bem como a criação de um banco de dados que irá compilar dados e informações que servirão de indicadores para definição de estratégias para lidar com a gestão de riscos no município, atendendo ao disposto no art. 300 do Plano Diretor Estratégico (PDE).

O Programa de Manutenção de Pontes e Viadutos da Prefeitura de São Paulo foi abordado pela SPObras, responsável pelo gerenciamento das ações. O programa tem como objetivo realizar serviços de inspeções, projetos e obras nos ativos da Prefeitura para assegurar a estabilidade estrutural, funcional e durabilidade das estruturas e no entorno imediato com o objetivo de garantir a segurança, mobilidade e acessibilidade dos munícipes. Hoje, o programa conta com um investimento de R$ 1,64 bilhão por parte da Prefeitura de São Paulo, e mais de 1.100 estruturas cadastradas. Ainda no tema de pontes e viadutos, a SIURB apresentou o novo sistema de monitoramento das pontes e viadutos da cidade, que deixará o processo mais moderno, ágil, e totalmente on-line.

Assessoria de Comunicação - SIURB
31/01/2024