Secretaria de Obras realiza audiência pública sobre o Plano Diretor de Drenagem do município

Encontro tem como objetivo discutir a 2ª edição do Plano de Ações do Plano Diretor de Drenagem; População poderá debater mais de 100 obras previstas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) irá realizar no dia 23 de agosto, quarta-feira, Audiência Pública para apresentar e debater, junto à população, a 2ª edição do Plano de Ações do Plano Diretor de Drenagem do Município (PDD). O encontro acontecerá das 10h às 12h, no auditório da SIURB (Rua 15 de Novembro, 165 - térreo). A audiência é aberta à participação de todos, não é necessária inscrição prévia. A previsão é que a versão final da 2ª edição do Plano de Ações seja publicada até o final de 2023.

A nova edição do Plano irá incluir as obras de combate às enchentes propostas nos Cadernos de Drenagem* das bacias: Aclimação, Belini/Corujas, Cordeiro, Ipiranga, e Água Vermelha/Lajeado.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP, o Plano de Ações reúne as principais obras de drenagem previstas para a cidade. Um dos pontos de destaque é o sistema de hierarquização de projetos e propostas existentes para a drenagem de águas pluviais baseado em critérios objetivos. O sistema permite alocar os recursos disponíveis de forma mais eficiente, maximizando os benefícios gerados aos paulistanos. O plano cumpre a função de ser uma ferramenta para programação e elaboração de um cronograma de obras, além de fornecer suporte à decisão de priorizar determinada intervenção, e postergar a execução de outras.

A Audiência Pública irá possibilitar a participação dos munícipes na avaliação dos critérios e subcritérios de hierarquização das obras. Também será possível para os técnicos obter a visão regional dos impactos e benefícios das intervenções propostas, tanto por parte de órgãos locais, quanto dos moradores. A SIURB busca, ainda, agregar o maior número possível de variáveis de outros setores na avaliação de obras de drenagem urbana. Além de agregar contribuições de órgãos públicos e privados que atuam na cidade de São Paulo.

A 1ª edição do Plano de Ações foi publicada pela SIURB em agosto de 2022. Na ocasião, foram elencadas 56 obras prioritárias, das quais uma está em execução (novas galerias no Jardim São Luiz) e uma está em fase de licitação de obra (revestimento de galeria sob a Av. Eliseu de Almeida), além de outras em fase de projeto. Destaca-se que além das obras do Plano de Ações, a SIURB dá andamento também ao programa de obras da atual gestão, composto, por exemplo, pelos reservatórios do Programa de Metas 2021-2024.

Sustentabilidade

Além das obras convencionais de macrodrenagem, como reservatórios, alteamento de pontes, canalizações e galerias, destacam-se as intervenções focadas no meio-ambiente. Neste aspecto, o Plano de Ações contempla revitalizações e aberturas de córregos, bacia de sedimentações, lâmina de retenção, controle de poluição difusa com fitorremediação (controle de poluição por meio de plantas), biovaletas, terraceamento, poços de infiltração e canteiros pluviais.

Serviço

Data: 23 de agosto de 2023;
Local: Rua 15 de Novembro, 165, térreo. Auditório da SIURB;
Horário: das 10h às 12h;
Transmissão: a Audiência Pública será transmitida pelo canal da SIURB no YouTube - https://www.youtube.com/@secr.municipaldeinfraestru893;

Clique aqui para acessar todas as informações sobre a Audiência Pública

Dúvidas e contribuições sobre o tema podem ser encaminhadas até 15/09/2023 às 23h59 para o e-mail cadernos.siurb@fcth.br. Sugestões sobre os pesos utilizados na hierarquização poderão ser enviadas tanto pelo e-mail, quanto pelo formulário online no endereço abaixo, onde deverão ser preenchidos os graus de relevância de cada um dos critérios e subcritérios no mesmo prazo: https://forms.gle/G82BztekiGCfsmc18

*Os Cadernos de Drenagem apresentam o mapeamento das inundações e de áreas críticas das bacias hidrográficas estudadas; alternativas que incluem medidas estruturais sustentáveis e medidas de controle para a diminuição dos impactos resultantes das inundações. Os estudos também trazem as estimativas dos custos associados às medidas propostas.

 

Assessoria de Comunicação - SIURB
15/08/2023