Secretaria de Obras realiza consulta pública sobre novos Cadernos de Drenagem

Encontro presencial aconteceu no dia 23 de maio; Sugestões e opiniões podem ser encaminhadas por e-mail até o dia 10 de junho TEXTO ATUALIZADO EM 29/05/2023

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) publicou no último dia 10 a Consulta Pública referente a elaboração de seis novos cadernos de drenagem para a cidade de São Paulo (comunicado no Diário Oficial). O processo contempla a bacia do córrego da Aclimação (Subprefeituras Sé e Vila Mariana); Bacia do Água Vermelha/Lageado (Subprefeituras Guaianases, Itaim Paulista e São Miguel); Bacia do Belini/Corujas (Subprefeitura Pinheiros); Bacia do Guavirituba/Itupu (Subprefeitura M’Boi Mirim); Bacia Lapa (Subprefeitura Lapa); Bacia do Mooca (Subprefeituras Mooca, Sapopemba e Vila Prudente).

As contribuições, opiniões e sugestões sobre o tema podem ser encaminhadas, até o dia 10 de junho, para o seguinte endereço de e-mail: cadernos.siurb@fcth.br. No dia 23 de maio, terça-feira, foi realizado um encontro presencial na sede da SIURB para discussão dos Cadernos de Drenagem, com a presença de técnicos da Secretaria,  da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP e membros da sociedade civil.

A previsão é que os projetos a serem desenvolvidos nos seis novos Cadernos de Drenagem beneficiem mais de 1 milhão de paulistanos que vivem nas subprefeituras contempladas. Somadas, a extensão das bacias hidrográficas correspondem a, aproximadamente, 82 Km². Os cadernos dos córregos Aclimação, Água Vermelha/Lageado e Belini/Corujas serão publicados em agosto de 2023. Enquanto que os cadernos dos córregos Guavirituba/Itupu, Mooca e Lapa serão publicados em fevereiro de 2024.

Os dados já disponíveis sobre as seis bacias hidrográficas podem ser consultados neste link.

Mapa das bacias hifdrográficas que estão sendo realizados estudos

Cadernos de Drenagem - Importante instrumento de planejamento, que visa a redução dos alagamentos da cidade. É uma ferramenta de preparação da gestão, que trata com prioridade a questão da drenagem urbana. Os estudos convergem as intervenções em andamento nas bacias hidrográficas com as novas propostas para o controle de cheias.
Ao todo, desde 2017, a SIURB já realizou a publicação de 17 Cadernos de Drenagem.

Assessoria de Comunicação - SIURB