Danças Circulares

Atividade permanente - DEA/UMAPAZ

topo

A Dança Circular tem como objetivo resgatar passos tradicionais dos povos, somados aos passos trazidos pela contemporaneidade buscando reconectar os indivíduos com eles mesmos, com os outros e com o meio ambiente. Na UMAPAZ a Dança Circular integra o Programa de Metodologias Integrativas da Formação, sendo instrumento de Educação Ambiental e trabalhando os valores da Cultura de Paz. Trabalha a convivência harmoniosa, atenção plena no presente, percepção corporal, cooperação, respeito, diversidade, acolhimento, além de sensibilizar para as questões socioambientais.
Em 2024 os encontros serão presenciais e faremos somente dois encontros on-line no ano (janeiro e julho).

Coordenação:
Estela Gomes

Participação nos encontros on-line:
Débora Pontalti

Apoio estagiárias:
Beatriz Del Cistia Corrêa

Público: Aberto
 

Presencial:

Dias: Quartas-feiras, de 20/02 a 26/06 e 07/08 a 11/12/2024.

Horário: 9h30 às 11h.

Local: Na Sede da UMAPAZ (portão 7A) ou no espaço da Serraria do Parque Ibirapuera (próximo ao portão 7) - avisos no grupo de comunicação do WhatsApp: bit.ly/rodasumapaz

Não é necessário realizar inscrição. Atividade gratuita.

 

Referências bibliográficas:
https://www.mandalalunar.com.br

https://www.pauloprudentepradiip.com

https://www.youtube.com/c/FlairaFerro


GERMINAR O NOVO

 

Em 2023 o tema ÁRVORE SOU, FLORESTA SOMOS nos convidou a habitarmos nosso próprio corpo nos inspirando nas árvores como nossas grandes mestras, reconhecendo nossas raízes, mobilizando o tronco e ampliando a copa das ideias, sonhos e ações. Em encontros presenciais semanais e uma vez por mês em encontros on-line, pudemos cultivar um estado de atenção, presença e contemplação da vida, nutrir o corpo, a mente, a alma e fortalecer a interdependência no corpo dançante coletivo.

 

Por meio da Dança Circular nos reconhecemos um elo de uma grande corrente, um ponto de uma imensa rede, uma árvore no interior de uma floresta. No solo fértil das nossas relações humanas com toda a vida, nos sentimos parte do círculo, como numa floresta onde tudo que existe tem função e relação com o todo. Ao longo do ano reconhecemos a floresta que somos e imaginamos a que sonhamos seguir existindo. Mantivemos um encontro on-line por mês em parceria com a bióloga Débora Pontalti onde seguimos entrelaçando dança e reflexão sobre temas que se desdobraram do principal como ancestralidade, diálogo, complexidade e potência de ação, além de seguirmos nos relacionando com dançantes de outras regiões do Brasil, alcançando outras cidades, estados e países. Após os últimos quatro anos, encerramos o ciclo dos círculos mensais on-line priorizando os encontros presenciais com nossas mãos dadas e programando para 2024 encontros on-line semestrais para quem não puder comparecer à UMAPAZ.

 

A árvore cresce da semente, o humano nasce a partir do zigoto, um projeto surge de uma ideia, assim como um jardim é criado a partir de um sonho. O movimento nasce da quietude assim como o som surge a partir do silêncio. A dança nasce da necessidade do ser humano se conectar com a vida e o sagrado. Do impulso de manifestar suas emoções, sensações, desejos e necessidades. A dança brota da expressão do nosso tempo, daquilo que está vivo e quer se mover em nós.

 

Pensando no que nos nutre enquanto coletivo dançante, o que quer brotar, germinar, o que pede para se transformar, a ciclicidade da vida que é tão feminina assim como muitos dos nossos círculos que giram nesta casa, surge a inspiração para o tema de 2024: GERMINAR O NOVO.

 

Três textos se entrelaçam na inspiração do tema: a música O que quer brotar do alagoano Paulo Prudente Pradiip, o texto de Fran Bitten compartilhado na Mandala Lunar de 2023 e a canção Germinar da cantora pernambucana Flaira Ferro.

 

A obra de Paulo Prudente é pura inspiração para quem atua em Educação Ambiental e Cultura de Paz, nos convida à conexão com a terra, a vida e o sagrado. Que a vida, a morte, o broto e o brotar nos tragam confiança naquilo que pode nascer durante este ano.

Me entrego ao amor
Me entrego ao que for
Me entrego ao que se apresentar
Recebo o amor omo recebe a flor
A vida, a morte, o broto e o brotar


Que o texto de Fran Bitten fortaleça nossa atitude interior para inspirar a beleza da floresta e nutrir nossos movimentos e gestos dançantes que nos trazem harmonia, amor e paz.

 

Ela sonhou com uma floresta
lá tudo crescia conforme bem queria
as árvores alcançavam a altura da sua imaginação
a energia era matriarcal, desrepresssora, sensorial

sem poda e sem regra
os galhos cresciam em todas as direções fluidos, fortes, lindos
a natureza encontra espaço dentro dela mesma

inspira prana
expira conexão

a chuva cai, purifica hidrata e alimenta raízes fortes
terra rica em nutrientes

lá tudo nasce, amadurece se reproduz e morre
em um perfeito ciclo
que não se encerra e outra vez recomeça

ao contemplar a beleza dessa floresta
ela olhou para dentro
e percebeu que algo brotou dentro dela
quando semeou pensamentos bons
e os regou com bhava atitude interior

agradeceu a cada uma das flores
que nasciam do seu autocuidado
e da sua alegria
foi a beleza de se amar
que fez crescer dentro dela
uma floresta inteira.

 

E finalmente que a canção Germinar da Flaira Ferro nos convide a compreender o nosso lugar, seguirmos a voz da nossa intuição e nos fortalecermos para expressar ações conscientes, contribuirmos com o mundo de um modo novo, resgatando o que aprendemos com os antigos, mas refazendo e reinventando de novo e de novo... novos tempos, novos ciclos...


Nascemos imensidão
Perdemos a conexão
Pela doença de ouvir
A voz da falsa razão

Abrindo os olhos sem acordar
Fechando o olho da intuição
Abrimos mão de enxergar
O desabrochar da vida

Obedecer, entristecer
Procrastinar
Sem tempo de ser
O que a nossa alma pede
Dentro de nós acumulamos pesos cruéis
Acreditando que é assim que a vida é

Tá na hora de reagir
Entender que somos gigantes
Ocupar o nosso lugar
Acolher nossas almas

Nunca é tarde pra replantar
Nossa terra é de amor infindo
A semente vai germinar
É assim que a vida é.


GERMINAR O NOVO é convite para resgatar a voz interior da intuição, mover sonhos esquecidos e postergados, redescobrir desejos, inventar novas formas de recriar o mundo interno e expressar no externo o nosso melhor a cada dia, em pensamento, sentimento e ação no mundo.

 


 

 

 Confira nossas redes sociais!