Caminhada da Ana Rosa ao Parque Ibirapuera: O Rio Caaguaçu e Arredores

Oficina

Caminhada da Ana Rosa ao Parque Ibirapuera: O Rio Caaguaçu e Arredores

Data: 29/05/2024. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

INSCREVER-SE

Descrição

Desde seu nascimento na pacata e verdejante Chácara das Jabuticabeiras até sua aparição simbólica e fulgurante no Lago do Ibirapuera, as marcas históricas ao longo do serpenteado RIO BOA VISTA serão, mais que expostas, experimentadas e alimentadas pelo caminhar e pelo olhar. Tendo o rio aprisionado como motivo, a cidade em suas diversas dimensões urbanísticas e ambientais será alvo de investigação.

Ao espectador, as áreas permeáveis, a arborização e as nascentes serão evidenciadas; as características do relevo, da geologia e os elementos de micro (vias, sarjetas, bocas de lobo, galerias de água pluvial) e de macrodrenagem (canais naturais, reservatório de retenção ou contenção) avaliadas de modo a se propor para uma infraestrutura verde promotora de serviços ecossistêmicos; as ações de limpeza urbana como varrição, limpeza de logradouros, coletas seletivas e de resíduos sólidos, comentadas; o patrimônio histórico ainda existente, o processo de verticalização e gentrificação e a mobilidade ao longo do percurso observados; enfim, todas estas “veracidades” reveladas ao espectador e associadas com informações contidas nos planos e políticas referenciais, como os Planos Diretores Estratégico e de Drenagem e Manejo de águas Pluviais, a Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, as Políticas Nacional de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos, de Saneamento Básico, de Resíduos Sólidos e de Mudanças Climáticas.

A partir de leituras situacionais próprias e dialogadas com os demais, caracterizadas num processo de ensino-aprendizagem, cada participante poderá experimentar ao longo deste percurso seus incômodos e encantamentos com os elementos contemplados no território, de forma a apreender o real e a se redefinir eventuais ações e propostas que visem sua melhoria.

Objetivo

Experimentar ao longo deste percurso seus incômodos e encantamentos com os elementos contemplados no território, de forma a apreender o real e a se redefinir eventuais ações e propostas que visem sua melhoria.

Metodologia

Processo ensino aprendizagem dialogada e experiência.

Coordenação

Ricardo Fraga Oliveira.

Facilitação

Ricardo Fraga Oliveira.

Ricardo Fraga Oliveira é Mestre em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Engenheiro Agrônomo da PMSP e advogado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Qualquer pessoa

Data: 29/05/2024. Quarta-feira.

Horário: 09:00 às 12:00.

Local: O local de encontro será na estação do metrô Ana Rosa; procurar a saída para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves; os facilitadores estarão esperando na calçada ao final da escada de saída. Procure ser pontual! Em caso de chuva a atividade não fica automaticamente cancelada: o contato com imprevisibilidade de condições de vida na cidade é parte da experiência proposta na oficina. Eventuais atrasados poderão ligar para o telefone 9.5569.5126 para obter a localização do grupo; falar com Ricardo. Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, bem como a caminhada acompanhada de água, óculos de sol, chapéus e outros eventuais acessórios (como guarda-chuva, caso haja previsão de chuva). Ao longo da atividade estimularemos o desgosto e o encantamento com os aspectos do cotidiano, normalmente ignorados no dia-a-dia. Os participantes serão convidados a registrar e capturar fragmentos da vida urbana de particular interesse; sugerimos, portanto, caminhar com a companhia de cadernos.

Parceria: Associação dos Moradores da Vila Mariana.


INSCREVER-SE

Confira nossas redes socias

  •