Curso
Mulheres Experimentando e Refletindo Sobre Modos de Lidar com Conflitos - Butantã
Data: 08/05/2024 a 12/06/2024. Quarta-feira.
Horário: 08:00 às 12:00.
Descrição
Na intimidade do feminino, vamos olhar e refletir sobre o modo como lidamos com os conflitos no cotidiano e encontrar juntas formas de ampliar repertórios. As participantes serão convidadas a adotarem uma atitude pesquisadora e reflexiva em relação a si e seus modos de sentir, corpar e atuar diante dos conflitos.
Objetivo
- Promover a prática reflexiva e dialogal em situações de conflitos;
- Estabelecer relações entre o modo como lidamos com conflitos nas relações interpessoais e o modo como lidamos com conflitos na relação conosco mesmos.
- Implicar-se reflexiva e sensorialmente na relação com o corpo como modo de aprendizado e de cuidado de si e do outro.
Metodologia
- Teórico-reflexivo-vivencial: combinação de aprendizado teórico, momentos reflexivos e práticas, de maneira a permitir um percurso de pesquisa, aprendizado e cuidado de si, corporificando outras formas de subjetivar-se diante dos conflitos;
- Exercícios de práticas de diálogo, mediação, restaurativa e comunicação não violenta;
- Teatro do oprimido: usar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético, contribuindo para a transformação social;
- Educação somática-existencial: campo teórico-prático que se interessa pelas relações entre o corpo, a consciência e o aprendizado;
- Repertórios do método cartográfico: remetendo à atitude pesquisadora que se aproxima e flui com o seu campo de pesquisa de forma a acordar sua sensibilidade para os relevos, rugosidades, texturas, diferenças de velocidade e densidades; percebendo relações inusitadas, permitindo fluxo livre por rotas impensadas, criando novas relações e modo de se relacionar com territórios existenciais e permitindo habitar outras subjetividades.
Bibliografia
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CATÃO, Ana Lucia. Mediação de Conflitos. Caderno da coleção Educação em Direitos Humanos do Projeto Respeitar é Preciso! São Paulo, SP: Vlado Educação, 2019.
CATÃO, Ana Lucia. Sujeitos de direito. Caderno da coleção Educação em Direitos Humanos do Projeto Respeitar é Preciso! São Paulo, SP: Vlado Educação, 2019.
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CATÃO, Ana Lucia. Mediação e Judiciário: problematizando fronteiras psi-jurídicas. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social. PUC-SP, 2009.
BLANEY, Joanne e BOONEN, Petronella. Uma arte de viver e conviver: escola de perdão e reconciliação. Relatório de pesquisa realizada em parceria com PUC-SP. São Paulo, 2009. BLOOD e THORSBORNE. Overcoming resistance to whole-school uptake of restaurative practices.
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CECCON, Claudia; EDNIR, Madza; CECCON, Claudius (ilustrações); VELZEN, Boudewijn van; HAUTVAST, Dolf e HOUT, Frank van. Conflitos na escola: modos de transformar. Dicas para refletir e exemplos de como lidar. Imprensa Oficial.
CONRAD, Emilie. Life on land: The story of Continuum. Berkeley. North Atlantic, 2007. FONSECA, Márcio Alves da. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: Educ, 2003.
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RUOTTI, Caren; ALVES, Renato; CUBAS, Viviane de Oliveira. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
Conteúdo programático
Assuntos abordados:
• corpo-território-existência;
• ética do cuidado de si;
• modos de subjetivação;
• subjetivação e assujeitamento;
• potência e ressentimento;
• conflito, violência e cultura de paz;
• desconstruir: patologização / criminalização / discriminações veladas;
• pensamento sistêmico;
• pressupostos e repertórios da mediação de conflitos, práticas restaurativas e comunicação não violenta.
Coordenação
Juliana Bettini Verdiani Cizauskas.
Facilitação
Ana Lúcia Prado Catão.
Educadora em Direitos Humanos, consultora na implementação de processos conversacionais, colaborativos e reflexivos (mediação de conflitos e justiça restaurativa) em instituições e coletivos. Uma buscadora com visão integral do ser humano, desenvolve abordagens que permitam aos sujeitos realizarem mudanças paradigmáticas nos seus modos de ser e estar no mundo, na relação consigo e com o outro.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Mulheres interessadas.
Vagas: 40.
Data: 08/05/2024 a 12/06/2024. Quarta-feira.
Dias: 08/05, 15/05, 22/05, 29/05, 12/06.
Horário: 08:00 às 12:00.
Local: Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan).
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia, São Paulo - SP, 05543-040.
Certificado: 75% de presença.
Parceria: Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Cresan.
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