Repensando relações de gênero pela perspectiva da CNV

Curso

Repensando relações de gênero pela perspectiva da Comunicação Não Violenta

Data: 06/08/2024 a 03/09/2024. Quinzenamente nas terças-feiras.
Horário: 09:00 às 12:00.

INSCREVER-SE

Descrição

Tendo em vista contexto sociocultural atual, em que as relações muitas vezes são marcadas por desigualdades sociais diversas, discriminação, ausência de vínculos sadios, individualismo, competição, resolução de conflitos por meio da violência, a precarização da qualidade do diálogo por conta das influências do uso indiscriminado das redes sociais, bem como o índice de violência alarmante nas escolas, é de suma importância a disseminação de práticas que promovam a construção de relacionamentos pautados pela Cultura de Paz, resgatando de fortalecendo valores como a cooperação, afetividade, o cuidado coletivo, respeito à diversidade, bem como que estimulem o uso do diálogo para troca de experiências e a resolução pacífica de conflitos.

Objetivo

Refletir sobre a forma como construímos a identidade feminina/masculina, identificar quais os condicionamentos, rótulos, obrigações que nos ligam a comportamentos associados e esses papéis sociais que têm dificultado o estabelecimento de relações mais harmoniosas, autênticas e enriquecedoras.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas e problematizadoras, leitura e discussão de textos, exercícios teóricos e práticos, apresentação de vídeos.

Conteúdo programático

1. Letramento em gênero: diferenciação entre sexo, gênero, orientação sexual, expressão de gênero.
2. Teoria Queer.
3. Mulheres, protagonismo, representatividade e colonização.
4. Intersecções ente gênero, raça e classe social.
5. História das conquistas dos direitos femininos.
6. Padrões de beleza e controle social.
7. Masculinidades no patriarcado
8. Síndrome de Estocolmo Social.
9. Dispositivos de construção de gênero.
10. Educação sem machismo.

Coordenação

Ruth Weg.

Facilitação

Marina De Martino Roberto.

Educadora, formada em Letras e Pedagogia com foco em Educação Democrática.Especialista em Arteterapia Junguiana pela UNIP e em Pedagogia Social pela FE-USP. Co-criadora e administradora da extinta Comunidade Dedo Verde, casa/empresa colaborativa com base nos princípios da Comunicação Não-Violenta. Estudante, praticante e facilitadora de grupos de Comunicação Não-Violenta há 8 anos, tendo participado de diversos cursos no Brasil e na Europa. Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa formada pelo CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo). Facilitadora de cursos, palestras, vivências e treinamentos de Comunicação Não-Violenta, Justiça Restaurativa e Cooperação em diversas instituições públicas e privadas..

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas que tenha interesse pelo tema

Vagas: 30.

Data: 06/08/2024 a 03/09/2024. Terça-feira.

Dias: 6 de agosto, 20 de agosto e 3 de setembro de 2024.

Horário: 09:00 às 12:00.

Plataforma: Microsoft Teams.


INSCREVER-SE

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •