Audiocurso - Discordar com Empatia

topo

Audiocurso - Discordar com Empatia
 

Curso online, faça a qualquer hora! 

 

ACESSE JÁ


Descrição

No audiocurso "Discordar com Empatia" procuramos compartilhar experiências e aprender que é possível discordar de opiniões e ações com empatia, usando as ferramentas da cultura de paz. Este curso em formato de podcast é uma oportunidade para refletir sobre situações conflitantes e dialogar sem cair no automatismo concordo-discordo, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade das relações humanas.

Nesse curso vamos compartilhar experiências, aprender que é possível discordar de opiniões e ações com empatia. Originalmente, o curso Discordar com Empatia foi oferecido de forma presencial, em 2022, em parceria com o Sesc Itaquera. Gravamos com a melhor qualidade possível o conteúdo das aulas, já pensando em trazer para você aquelas conversas. Cada aula presencial foi transformada em um módulo on-line, composto por até três episódios em áudio. 


Conteúdo Programático

Módulo 1, com Mahryan Sampaio:

#1 Polarização e Privilégio (17:18)

Para abordar a importância de manter-se aberto ao Diálogo, convidamos a educadora Mahryan Sampaio. Partindo de reflexões sobre polarização e privilégio, ela conduz o episódio mostrando como esses dois temas influenciam a maneira pela qual as pessoas obtêm suas experiências de vida e, consequentemente, suas opiniões e visões de mundo.

#2 Empatia e violência (18:19)

Mahryan Sampaio segue conosco falando sobre empatia e seu papel no contexto do Diálogo. Ressalta a importância de olhar para o outro, reconhecendo sua trajetória, e por fim, descortina as variadas formas que a violência pode se manifestar nas relações sociais.

Módulo 2, com Iuri Storch:

#3 Necessidades Humanas Universais (29:45)

Nesse episódio Iuri Storch conduz a conversa mostrando a importância da sensibilização de si para poder perceber o outro. Ele também apresenta o que são as Necessidades Humanas Universais e como a transformação dos conflitos é o caminho para a compreensão das diversidades e para diálogos empáticos.

Módulo 3, com Larissa Gondim:

#4 Tolerância, você sabe o que é isso? (26:58)

Aqui começa nossa jornada para falar sobre Tolerância. A educadora Larissa Gondim apresenta o conceito tradicional de tolerância e os elementos que a compõem, bem como as diversas maneiras como essa virtude pode se apresentar na contemporaneidade.

#5 Quem já pensou sobre Tolerância? (22:10)

Numa viagem por dentro da filosofia de Tomás de Aquino, John Locke, Pierre Bayle e John Stuart Mill, a educadora Larissa Gondim apresenta a história do pensamento sobre Tolerância e como é preciso readequar esse conceito para atender as demandas de como o mundo é hoje.

#6 Tolerância, o Eu no Nós (23:48)

Nesta última parte do 3º Módulo, sobre Tolerância, Larissa Gondim propõe um novo entendimento para o conceito de tolerância, repensando a tolerância sem partir da ideia de poder e permissão entre o tolerante e o tolerado. Integrar Lugar de Fala e Lugar de Escuta é a base para esse novo conceito.

Módulo 4, com Lia Diskin:

#7 O que nos torna humanos (25:51)

Uma das maiores referências em Cultura de Paz, a educadora Lia Diskin evidencia como é essencial para o ser humano viver em comunidade e a importância desta na forma como as pessoas percebem e interagem com o mundo a sua volta. A educadora destaca que somente com o olhar e a escuta atenta para essa diversidade que compõe a humanidade será possível começar a dialogar de forma aberta com o outro.

#8 Diálogo e Convivência (31:05)

Nesta segunda parte do 4º Módulo, Lia Diskin discorre sobre o conceito de Diálogo e o diferencia de outras formas de comunicação. Ela também mostra a diferença entre Ouvir e Escutar, e começa a nos dar pistas do que fazer quando a outra parte não quer dialogar. Módulo 5, com Juliana Calderón:

#9 Comunicação não violenta (37:04)

No último Módulo desde audiocurso, a educadora Juliana Calderón apresenta os princípios da Comunicação Não Violenta, de Marshall Rosenberg, e como colocá-los em prática no dia a dia. Ela retoma as Necessidades Humanas Universais, apresentadas no 2º Módulo, e evidencia a importância de compreendê-las para que o diálogo seja vivenciado de forma mais empática.

 

Coordenação

Débora Pontalti



Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

        
 
 

Sobre

Público: Estudantes, profissionais, gestores públicos, membros(as) de ONGs, empresários(as), educadores e público em geral.

Local: UMAPAZ EAD.

Carga horária: 05 horas.

Certificado: Para obter o certificado, o(a) aluno(a) deverá concluir todos os módulos e realizar a prova final online.

 

ACESSE JÁ

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •