Curso de Introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - EAD

topo

Curso de Introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - EAD
 

Curso online, faça a qualquer hora! 

 

UMAPAZ EAD


Descrição

O objetivo principal deste curso é contribuir com a sua formação, por meio da apresentação e discussão de conteúdos básicos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Neste curso esperamos que você entenda que os ODS são uma linguagem comum para dialogar sobre questões de desenvolvimento importantes para todos os países, todos os municípios, para todas as pessoas em todos os lugares, no curto, médio e longo prazo. Carga horária: 3 horas.


Conteúdo Programático

· Aula 1 - Agenda 2030 da ONU Durante o primeiro módulo, vamos explorar as origens do conceito de desenvolvimento sustentável, apresentar o histórico de pactuações que levou à assinatura da Agenda 2030. Daremos especial atenção aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e sua comparação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

· Aula 2 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Durante o segundo módulo, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos 17 ODS: erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, trabalho e crescimento econômico, infraestrutura, inovação e indústria, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, sociedades pacíficas, justas e inclusivas e parcerias e meios de implementação.

· Aula 3 - Localização e Desafios de Implementação dos ODS Durante o terceiro módulo, vamos tratar da “Localização” das ODS, esse processo de levar em consideração os contextos nacionais e subnacionais na implementação da Agenda 2030, desde o estabelecimento de objetivos e metas até a determinação dos meios de implementação, bem como o uso de indicadores para medir e acompanhar o progresso. Vamos ainda discutir criticamente os desafios de implementação dos ODS, como a captação de recursos e a mobilização de atores. Ao final deste curso, eu espero que você possa, com tranquilidade, dar uma definição de desenvolvimento sustentável que considere não apenas os aspectos ambientais, mas também os aspectos sociais e econômicos do desenvolvimento. Eu espero que você consiga refletir sobre como os países, os municípios e as pessoas podem contribuir para a implementação das 169 metas dos 17 ODS. Por fim, espero que você desenvolva uma capacidade de análise e reflexão a partir de um olhar crítico sobre o cumprimento dos ODS.


Referência Bibliográfica

1. AGENDA 2030 - ODS – Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Coords: Enid Rocha Andrade da Silva, Anna Maria Peliano e José Valente Chaves. Brasília, IPEA, 2018. Disponível aqui. Último acesso em: 13 de agosto de 2020.

2. Confederação Nacional de Municípios – CNM. Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros –Gestão 2017-2020. Brasília: CNM, 2017. Disponível aqui. Último acesso em: 13 de agosto de 2020.

3. ONU. Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional. Organização das Nações Unidas - ONU, 2016. Disponível aqui. Último acesso em: 13 de agosto de 2020.

 

Coordenação

Gabriela Chabouh

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Estudantes, profissionais, gestores públicos, membros(as) de ONGs, empresários(as), educadores e público em geral.

Local: UMAPAZ EAD.

Carga horária: 3 horas.

Certificado: Para obter o certificado, o(a) aluno(a) deverá concluir os três módulos e realizar a prova final online.

 

UMAPAZ EAD

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •