Oficina de Manejo Agroflorestal - Canteiros Sintrópicos

 

topo

Oficina de Manejo Agroflorestal - Canteiros Sintrópicos
 

Dia: 21/06, quarta-feira
Horário: 8h30 às 12h

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

 

Descrição

O Sistema Agroflorestal Sintrópico, desenvolvido pelo suíço Ernst Götsch é hoje uma das técnicas de plantio mais viáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. O plantio é feito de forma sincronizada com espécies agricultáveis (hortaliças, anuais e frutíferas) e espécies florestais nativas em alta densidade e diversidade, inspirado na própria floresta. A realização do plantio agroflorestal só é possível graças à utilização de espécies de ciclo de vida curto, médio e longo, e que ocupem todos os “andares” de uma floresta (rasteiro, baixo, médio, alto e emergente). 

No final de 2022 foi realizado um replantio nos canteiros sintrópicos da UMAPAZ. Agora a manhã será destinada ao manejo e preparo dos canteiros, cobertura morta, plantio de sementes e mudas para sua revitalização. Mas para quem ainda não conhece este Sistema ou quer vivenciar um pouco mais de perto, colocando as mãos na terra, iniciaremos com uma roda de conversa sobre a técnica referida, abrindo espaço para trocas e compartilhamento de saberes.                                

Referência Bibliográfica

Agricultura Sintrópica Segundo Ernst Götsch. Rebello, José F. dos Santos; Sakamoto, Daniela G. Editora Reviver, 2021 https://agendagotsch.com/https://lifeinsyntropy.org/

Facilitação

Brigitte Braum
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ.

Raul dos Santos Azevedo
Engenheiro Agrônomo, especialista em Conservação de Áreas Verdes, Pós Graduado em Administração para Engenheiros/Instituto Mauá de Tecnologia. Ingressou na Prefeitura de São Paulo em 2009 como Especialista em Desenvolvimento Urbano, trabalhando na Divisão de Parques Urbanos, Divisão de produção de plantas ornamentais e medicinais e atualmente trabalha como educador na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz.
 

Coordenação

Mirian Mayumi Okada

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer o Sistema Agroflorestal e vivenciar a experiência de manejo de canteiros sintrópicos.

Vagas: 20

Dia: 21 de junho de 2023, quarta-feira

Horário: 8h30 às 12h

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •