CURSO: Agricultura Urbana, tecnologias Cidadãs para defesa do Meio Ambiente e enfrentamento Climático

 

topo

CURSO: Agricultura Urbana, tecnologias Cidadãs para defesa do Meio Ambiente e enfrentamento Climático
 

Dias: 5, 12, 19, 26/6 e 3/7, segundas-feiras
Horário: 9h às 12h

INSCREVER-SE 

 

Descrição

O curso introdutório de Tecnologias Cidadãs tem por objetivo apresentar e discutir formas práticas de organização comunitária e conscientização individual para defesa do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas, partindo da conceituação do que são tecnologias e estimulando nos participantes o pensamento crítico sobre projetos e soluções públicos e privados existentes nas cidades e no campo. Entre os projetos a serem apresentados e discutidos, será trazido o Projeto HUA (hortaua.com.br) de hortas urbanas automatizadas, projeto de pesquisa em andamento do arquiteto e urbanista Rainer Grassmann e sua equipe, da qual faz parte a arquiteta e urbanista Lettícia Rey que ministrará este presente curso.

Conteúdo Programático

1º encontro (05/06)
Apresentação do curso e metodologia participativa a ser utilizada, apresentação equipe HUA e educadora do curso e apresentação do grupo com dinâmica e roda de conversa.

** possível que o encontro seja um pouco mais curto a depender da quantidade de participantes inscritos.

2º encontro (12/06)
Apresentação e conceituação de tecnologias ativas e cidadãs e panorama de discussões contemporâneas sobre as cidades do futuro, incluindo exposição e debate sobre cidades inteligentes e exemplos de projetos e processos integrados à automação e tecnologias cidadãs capazes de promover a conscientização ambiental e mitigar problemas ambientais reais. Apresentação estudo de caso HUA - hortas urbanas automatizadas.

3º encontro (19/06)
Apresentação e discussão de planos urbanos integrados das cidades, legislações urbanas nacionais e internacionais, fortalecimento da participação cidadã enquanto ferramenta de mudança, governo aberto e controle social em defesa de uma conscientização ambiental.

4º encontro (26/06)
Atividades individuais e em grupo: estratégias de engajamento de indivíduos e comunidades para promoção de consciência ambiental ativa. Proposta de mapeamento de ações práticas possíveis individuais e comunitárias. Construção coletiva.

5º encontro (03/07)
Apresentações e discussões finais.

Referência Bibliográfica

Lei 11.346/2006 - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 
https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/carta-de-servicos/desenvolvimento-social/inclusao-social-e-produtiva-rural/sistema-nacional-de-seguranca-alimentar-e-nutricional

1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/trabalho/PLAMSANVERSAOFINALcompleta.pdf

PIU-NESP
https://ibradim.org.br/o-piu-nesp-projeto-de-intervencao-urbana-do-novo-entreposto-de-sao-paulo-oportunidades-de-reorganizacao-da-cidade/

Site HUA - Projetos, informações e contatos

Coordenação

Raul dos Santos Azevedo

José Francisco Armelin

Apoiadores

Danilo de Moura Fariance
Aurelandia Maria de Oliveira
Jessica Almeida de Souza
estagiários

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Público geral

Vagas: 40

Dias: 5, 12, 19  e 26 de junho e 3 de julho de 2023.

Horário: 9h às 12h

Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros

Endereço: Estrada da Colonia, 2.500 - Jd. Novo Parelheiros

Certificado: 75% de presença


INSCREVER-SE

Mapa para Escola de Agroecologia de Parelheiros

 

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •