Curso: Águas do Córrego do Sapateiro e o Parque Ibirapuera

 

topo

CURSO: Águas do Córrego do Sapateiro e o Parque Ibirapuera
 

Dias: 11 a 25/09, segunda-feira
Horário: 14h às 17h

CURSO VALIDADO

 

Inscrições encerradas.

 

 

Descrição

O Parque Ibirapuera, inaugurado em agosto de 1954, possui grande biodiversidade, com 218 espécies da fauna divididas entre borboletas, peixes, répteis e aves. Nos lagos existentes no parque podem ser observados colhereiro, cabeça-seca e marreca-parda. A vegetação divide-se em eucaliptal com sub-bosque, bosques heterogêneos, jardins, gramados e alamedas de alecrim-de-campinas, alfeneiro, bambu-chinês, chichá, falsa- figueira-benjamim, guariroba, ipê-roxo, jerivá e seafórtia. O curso Águas do Córrego do Sapateiro e o Parque Ibirapuera abordará assuntos relacionados as nascentes, os lagos e a memória do parque e do seu entorno aliando a um cenário de biodiversidade e as transformações que ocorreram no bairro e na bacia do córrego do sapateiro incluindo visita monitorada aos lagos, ao córrego do sapateiro e a estação de tratamento de esgoto existente no parque.

Conteúdo Programático

11 de setembro, segunda-feira
Parque Ibirapuera e a Bacia Hidrográfica do Córrego do Sapateiro, suas nascentes e lagos dentro de um contexto histórico e ambiental. 

18 de setembro, segunda-feira
Visita monitorada à fonte com plantas aquáticas, aos lagos, ao Córrego do Sapateiro e a Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Ibirapuera com uso de ficha de campo elaborada para observação e registro.

25 de setembro, segunda-feira
Exposição de relato sobre a aula a visita monitorada e diálogos sobre o conceito de renaturalização de rios e córregos, preservação de nascentes e a influência das áreas verdes na mitigação das mudanças climáticas."

 

Referência Bibliográfica

BRAGA, B. PORTO, M. TUCCI, C. E. M. “Monitoramento de quantidade e qualidade das águas”, In ÁGUAS DOCES NO BRASIL: CAPITAL ECOLÓGICO, USO E CONSERVAÇÃO. São Paulo, Escrituras, 2006, PP. 145-60. BONAFÉ, M. A BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRAJUÇARA. Disponível em: http://www.mariabonafe.com/documentos/parte%205%20tese%20a%20bacia%
20hidrografica%20do%20corrego%20pirajucara.pdf
. Acesso em: 20. mar. 2023.

JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. in: CAVALCANTI, c. (org.). meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1997. PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/legislacao/ plano_diretor/index.php. Acesso em: 14.mar.2023.

Facilitação e Coordenação

Miriam Helena Bueno Falotico
Bióloga pela UNESP; Pedagoga pela UFSCar; Doutora em Ciências pela USP. Analista em Meio Ambiente na DFEPAZ/UMAPAZ

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Servidores públicos; estudantes; educadores; conselheiros de meio ambiente; administradores de parque; lideranças locais; público em geral.

Vagas: 100

Dias: 11, 18 e 25 de setembro de 2023

Horário : 14 horas às 17 horas

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Certificado:  haverá seleção e direito ao certificado com 100% de frequência. 

Carreiras Comtempladas: Acesse as carreiras contempladas aqui.

Curso Validado: 094/2023

 

 

Inscrições encerradas.

 

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias