Círculo Aberto de Danças Circulares - Comunidades - virtual

 

topo

Círculo Aberto de Danças Circulares - Comunidades - virtual
 

Dia: 07/06, quarta-feira
Horário: 10h às 11h

Link do zoom: https://bit.ly/zoom_rodas_online

ID da reunião: 899 2956 7458
Senha de acesso: 960987

Descrição

Roda aberta on-line de Dança Circular que faz parte da programação permanente da UMAPAZ. Neste mês de junho onde comemoramos a semana mundial do Meio Ambiente, o tema abordado será COMUNIDADE.

A Dança Circular tem como objetivo resgatar passos tradicionais dos povos, somados aos passos trazidos pela contemporaneidade buscando reconectar os indivíduos com eles mesmos, com os outros e com o meio ambiente. Na UMAPAZ a Dança Circular integra o Programa de Metodologias Integrativas da Formação, sendo instrumento de Educação Ambiental e trabalhando os valores da Cultura de Paz. Trabalha a convivência harmoniosa, atenção plena no presente, percepção corporal, cooperação, respeito, diversidade, acolhimento, além de sensibilizar para as questões socioambientais.

Conteúdo Programático

ÁRVORE SOU, FLORESTA SOMOS
Por Estela Gomes e Débora Pontalti

O círculo aberto da UMAPAZ, que durante a pandemia migrou para as telas virtuais, retomou os encontros presenciais em abril de 2022 e mantivemos um encontro on-line por mês para seguirmos nos relacionando com dançantes de outras regiões do Brasil, alcançando outras cidades, estados e até outros países. A UMAPAZ ampliou seu espaço de atuação chegando às casas de várias pessoas que anteriormente não tinham oportunidade de comparecer presencialmente ao espaço físico da UMAPAZ no Parque Ibirapuera.

Nestes últimos anos nossa linguagem comum – o movimento – nos aproximou e integrou. Os encontros on-line foram enriquecidos com a parceria e participação da bióloga Débora Pontalti que trouxe novas reflexões ao tema Ciclos e aos subtemas trabalhados em cada mês, entrelaçando conteúdos socioambientais às Danças Circulares focalizadas por Estela Gomes.

O tema de 2023 - ÁRVORE SOU, FLORESTA SOMOS - nos convida a habitarmos nosso próprio corpo nos inspirando nas árvores, reconhecendo nossas raízes, mobilizando o tronco e ampliando a copa das ideias, sonhos e ações. Nos convida também a cultivar um estado de atenção, presença e contemplação de toda vida que acontece tanto dentro de nós como ao nosso redor.

Um artigo produzido no Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da USP, por Denise M. G. Alves et al, discorre sobre 5 pilares que são fundamentais para a fomentação de uma educação mais sustentável, são eles: identidade, comunidade, diálogo, potência de ação e felicidade. Frente a um mundo globalizado e que carece de cuidados com a natureza, a promoção da Educação Ambiental permite estabelecer uma conexão entre indivíduo-planeta e indivíduo-indivíduo. Apenas resgatando o sentido comunitário, fortalecendo as identidades e incentivando uma participação ativa da sociedade é possível alcançar um benefício mútuo para os seres humanos e a natureza, a qual é a fonte da nossa vida. A tão buscada felicidade só pode ser atingida nesse momento de equilíbrio pois, nas palavras do Krishnamurti, “a suprema felicidade - não a oriunda do prazer, mas a que promana dessa quietude interior que é a segurança da tranquilidade, a realização da inteireza. Em tal estado não existe progresso, mas sim realização contínua, na qual todos os problemas, todas as complexidades se esvaecem. Essa verdade, essa integridade interna, existe em todas as coisas; em todo o ser humano”.

Referência Bibliográfica

KRISHNAMURTI, Jiddu. O Libertador da Mente. [S. l.: s. n.], 1968.

MANCUSO, S. A revolução das plantas. Pergaminho, 2019.

SOLANO, C e SICILIANO, S. Nossas árvores – o resgate do sagrado. São Paulo. Edição dos autores.

USP (ESALQ). Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da USP. Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Vivências.

COMUNIDADE, IDENTIDADE, DIÁLOGO, POTÊNCIA DE AÇÃO E FELICIDADE: FUNDAMENTOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ESALQ/USP, [s. l.], 20 jan. 2018.

WOHLLEBEN, P. A vida secreta das árvores. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

www.mandalalunar.com.br/conspirar

Facilitação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.

Débora Pontalti Marcondes
Bióloga, bacharel em Turismo e mestranda em cidades inteligentes e sustentáveis. Há dezesseis anos atuando como educadora ambiental na Prefeitura de São Paulo, traz forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, reflitam a relação do meio urbano com a biodiversidade e tragam o diálogo com a cidade para o centro da conversa.

Apoiadores

Beatriz Del Cistia Corrêa
Clarita Vieira Santos
Tainá Fraga Rocha Parreira

Estagiárias 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Aberto

Dia: 07/06/2023, quarta-feira

Horário : 10h às 11h

Local: ZOOM (encontros síncronos)

Link do zoom: https://bit.ly/zoom_rodas_online

ID da reunião: 899 2956 7458

Senha de acesso: 960987

Confira nossas redes socias