CURSO CONHECENDO AS DANÇAS CIRCULARES: PRIMEIROS PASSOS - MÓDULO II

" "
 

topo

CURSO CONHECENDO AS DANÇAS CIRCULARES: PRIMEIROS PASSOS - MÓDULO II
 

Dias: 19/5 a 7/7; sexta-feiras.
Horário: 9h às 12h.

VAGAS ESGOTADAS

 

Descrição

"Curso: Conhecendo as Danças Circulares: Primeiros Passos - Módulo II ...A dança exige adaptação e integração, cria equilíbrio e libertação, dá asas à fantasia, relaxa e solta e oferece um plano a partir do qual se pode acessar a multiplicidade da educação”

Bernhard Wosien

O Programa Metodologias Integrativas convida para o MÓDULO II que tem como objetivo seguir introduzindo as Danças Circulares Sagradas como Metodologia Integrativa de trabalho na abordagem dos temas socioambientais e dos valores da Cultura de Paz para os participantes que fizeram o módulo I.

A Dança Circular resgata passos inspirados na cultura de todos os povos trazendo ao momento presente valores como respeito, união e cooperação produzindo novos sentidos para a vida e o viver. Estas danças levam à vivência da totalidade, à experiência da inteireza, juntando o trabalho físico e emocional pelo ritmo, a harmonia, a cooperação, a energia do círculo que facilita o contato entre os indivíduos, o grupo e a natureza, tornando-se uma vivência capaz de trazer em um curto espaço de tempo reflexão e mudança.

Neste módulo os participantes são estimulados a aplicar os conhecimentos e vivências trabalhados durante o curso construindo um plano de ação dirigido à sua comunidade, grupo onde atua.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, cultura e demais interessados que fizeram o curso anterior (Primeiros Passos). 

A metodologia prevê exposição dialogada, prática de Danças Circulares, Meditação em Movimento, exposição de filme, diálogo e leitura de textos.

Conteúdo Programático

Programa:

- Fundamentos da Dança Circular;
- Símbolos em movimento;
- Prática de 12 Danças Circulares tradicionais e contemporâneas;
- O papel do Focalizador: responsabilidade e ética;
- Didática e metodologias na Dança Circular;
- Dança Circular como ferramenta de autoconhecimento, cultivo dos valores da Cultura de Paz e - - Metodologia Integrativa na Educação Socioambiental;
- Trabalho individual com planejamento de encontro/vivência/ação em grupo.

Referência Bibliográfica

BARTON, A. Danças Circulares: o Caminho Sagrado. São Paulo: TRIOM, 2006. (Edição bilíngue português e inglês).

CAMPOY, P. D. L. Dança circular sob a ótica dos cuidados integrativos. Sâmia Inaty Smaira. São Paulo: [s.e.], 2016. 72 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em teorias e técnicas) -Universidade Federal de São Paulo. Na biblioteca UMAPAZ: Localização: M240 / C218d

DUBNER, D. Dançando a vida: jornada de aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada. Itu (SP): Ottoni Editora, 2014.

__________. O poder terapêutico e integrativo da Dança Circular. Itu (SP), Ottoni Editora, 2015. Na biblioteca UMAPAZ: Localização: 398.6 / D878p

GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível em  http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=49040

KLOKE, N. Dançar para reconectar – uma introdução ao Método Harmony. Academy for Movement & Awareness. Tradução de Universo Traduções. São Paulo: Vox Gráfica, 2021.

LELOUP, J-Y. O corpo e seus símbolos. Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.

OSTETTO, L. E. Danças Circulares na formação de professores: inteireza de ser na roda. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2014.

RAMOS, R. Organizadora. Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo: TRIOM, 2002.

WOSIEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, TRIOM, 2006.

Facilitação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.

Angelina Eberlein
Professora de educação infantil aposentada, Focalizadora de Danças Circulares, parceira e voluntária do círculo aberto de Dança Circular da UMAPAZ e dos Cursos Conhecendo as DCS: Primeiros Passos, módulo I e II desde 2011.

Apoio

Beatriz Del Cistia Corrêa
Clarita Vieira Santos
Tainá Fraga Rocha Parreira

Estagiárias 

Coordenação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados e que cumpram os pré-requisitos.

Pré-requisito: ter cursado uma das 10 turmas do Curso Conhecendo as Danças Circulares Sagradas: Primeiros Passos com Estela Gomes e Angelina Eberlein na UMAPAZ (caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas serão priorizados em primeiro lugar os funcionários públicos que atuam nas áreas de meio ambiente, educação, saúde, cultura e esportes; em segundo lugar profissionais que realizam ações voluntárias em grupos dentro do município de SP; em terceiro lugar profissionais que trabalham com grupos e podem multiplicar os conteúdos aprendidos e depois demais interessados).

Vagas: 40 - haverá seleção

Dias: 19 e 26/maio; 16, 23 e 30/junho; 07/julho/2023.

Horário: 9h às 12h.

Local:  CEA - UMAPAZ.

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A.

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem 75% de frequência nos encontros.


VAGAS ESGOTADAS

 

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •