CURSO: Cirandas de Saberes II

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CURSO: Cirandas de Saberes II
 

Dias: 10, 11 e 12/2, sexta a domingo
Horário: confira nas informações em "Sobre"

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Descrição

Os Programas Metodologias Integrativas e Carta da Terra em Ação convidam para o Curso Cirandas de Saberes II que será realizado em sua 1ª edição, presencial, em 4 períodos de sexta à domingo, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2023.

A ciranda é uma dança tipicamente brasileira, tendo recebido influências das danças da Europa vindas através dos portugueses e espanhóis. Com origem em Pernambuco, enraizou em nosso solo e se espalhou por todo o Brasil. É considerada por alguns autores a dança mais democrática que existe, qualquer um pode entrar na roda independente de gênero, cor, idade, condição socioeconômica e cultural. Também não há limite de participantes: se o espaço fica pequeno, formam-se rodas concêntricas para incluir a todos.

Dançada em círculo, onde existe um centro comum, os passos em ritmo cadenciado convidam ao vai e vem das ondas do mar, do movimento de ir e vir da vida, do fazer juntos a partir das mãos dadas nos passos realizados em comum.

Pela ciranda convidamos a refletir sobre o meio natural, a cultura, a cidade, a arte e a vida. O curso é uma proposta transdisciplinar de mesclar os passos e movimentos das cirandas com os saberes diversos sobre circularidade, água e sua relação com a vida, valores para a convivência e cidadania ativa.

Conteúdo Programático

10/fevereiro, sexta-feira à noite: CIRCULANDO NAS CIRANDAS com Estela Gomes - contextualização do curso, a ciranda como uma das danças que faz parte do Movimento da Dança Circular; espaço de aprendizado, troca de diversos saberes e convivência. A Dança Circular como Metodologia Integrativa em Educação Ambiental e Cultura de Paz.

11/fevereiro sábado de manhã: ÁGUAS OCEÂNICAS E CONTINENTAIS: APRESENTANDO OS CICLOS DA NATUREZA E SEUS SIGNIFICADOS com Miriam Falotico - com muito diálogo, reflexão e imagens de rara beleza apresentaremos os ciclos da natureza com foco na água. Faremos o movimento partindo das águas oceânicas, marinhas e de ambientes costeiros para as águas doces do continente e seus ecossistemas associados. Nessa trajetória, vamos mostrar a importância dos processos como: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração e a importância dos seres vivos: plantas e animais na manutenção desses ciclos.

11/fevereiro, sábado à tarde: REGENERA NA CIRANDA com Rose Marie Inojosa - regenerar é preciso nesse tempo de crise climática. Tempo que pede ações de mitigação, de adaptação e de regeneração para a sobrevivência da espécie humana e de outros seres com os quais compartilhamos a vida no Planeta. Ações são consistentes e transformadoras quando fundadas em valores compartilhados. Essa conversa, na Ciranda dos Saberes, é sobre valores que podem conduzir a dança da regeneração das relações para o bem-viver.

12/fevereiro, domingo de manhã: CIDADANIA ATIVA com Débora Pontalti Marcondes - para que processos educativos encorajem a cidadania ativa é preciso vislumbrar e consolidar a coesão social de um território. Com isso, queremos dizer que é preciso fortalecer, no coletivo, a disposição para mudar a realidade. O que, então, é preciso incentivar que os coletivos gerem atitudes e comportamentos onde a interação dos membros crie oportunidades para fortalecer a confiança, a reciprocidade e a participação?

Referências Bibliográficas

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver – Uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo. Autonomia Literária e Editora Elefante, 2015.

BARTON, A. Danças Circulares: Dançando o Caminho Sagrado. Ed. Bilíngüe. São Paulo, TRIOM Editora, 2006.

BENEVIDES, M. V. (2016) Cidadania Ativa e Democracia no Brasil. Parlamento e Sociedade, 21. São Paulo.

BOFF, L., O cuidado necessário, Vozes, Petrópolis 2012.

BOLEN, J.S. O milionésimo círculo: como transformar nós mesmos e ao mundo. São Paulo, TRIOM Editora, 2003.

CASTELLO, J.P.; KRUG, L.C. Introdução às Ciências do Mar. Pelotas: Editora Textos, 2015.

DANTAS, H. (2007) Democracia e cidadania: consciência e participação. 

In: ______; Martins Jr, J. P. (Orgs). Introdução à política brasileira. São Paulo: Paulus.

GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível em <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=49040>

INOJOSA, Rose Marie Regenera: desafios da regeneração socioambiental e a Carta da Terra. San José, Costa Rica: Centro Internacional Carta da Terra, 2022.  Livre para download em https://earthcharter.org/library/regenera

KLOKE, N. Dançar para reconectar – uma introdução ao Método Harmony. Academy for Movement & Awareness. Tradução de Universo Traduções. São Paulo: Vox Gráfica, 2021.

KRENAK, Ailton Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand, 2013.

OSTETTO, L. E. Danças Circulares na formação de professores: inteireza de ser na roda. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2014. 

RAMOS, R. Organizadora. Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo, TRIOM Editora, 2002.

REBOUÇAS, Aldo C; BRAGA, B. TUNDISI, J.G. Águas doces no Brasil: Capital ecológico, uso e conservação. São Paulo:  Escrituras Editora, 1999. 

WOSIEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, TRIOM Editora, 2006."

Facilitação

Débora Pontalti Marcondes
Bióloga, bacharel em Turismo e mestranda em cidades inteligentes e sustentáveis. Há dezesseis anos atuando como educadora ambiental na Prefeitura de São Paulo, traz forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, reflitam a relação do meio urbano com a biodiversidade e tragam o diálogo com a cidade para o centro da conversa.

Estela Maria Guidi Pereira Gomes 
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Formada no Treinamento Internacional da Academy for Movement & Awareness - Método Harmony de Nanni Kloke, integra a Rede Harmony Brasil. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.

Miriam Falotico
Possui graduação em Biologia pela UNESP; Pedagogia pela UFSCar e Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisou os ecossistemas amazônicos principalmente os ciclos ligados a qualidade da água e biota desses ambientes. No Estado de São Paulo, pesquisou a contaminação dos corpos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba. Desde 2011, ocupa o cargo de Analista de Meio Ambiente na Prefeitura de São Paulo, trabalhando nas áreas de fiscalização, licenciamento e educação ambiental.

Rose Marie Inojosa
Experiente em planejamento, organização e gestão de projetos educativos e sociais, com metodologias participativas. Organizadora, conteudista e facilitadora de cursos e formações presenciais e on-line. Autora e coautora de artigos publicados em livros e revistas científicas sobre educação para o desenvolvimento sustentável, transdisciplinaridade, intersetorialidade, planejamento e gestão de políticas públicas e projetos. Doutora (FSP?USP). Conselheira da UMAPAZ. Advisor do Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Coordenação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Débora Pontalti Marcondes

Apoio

Estagiárias Ana Laura Madalhano Nunes, Beatriz Del Cistia Corrêa, Clarita Vieira Santos, Luiza Parlatore Nistico e Tainá Fraga Rocha Parreira.

Audiovisual e Secretaria Escolar

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáve

Sobre

Público: Preferencialmente focalizadores de Dança Circular que atuam na área pública em educação, saúde, meio ambiente e cultura; agentes socioambientais urbanos; profissionais que trabalham com grupos em processos circulares, participativos, com as Metodologias Integrativas ou Práticas Integrativas e Complementares e Saúde e, por último, demais interessados.

Pré-requisito: ter alguma experiência de Dança Circular

Vagas: 30 vagas (haverá seleção de acordo com o público focalizado, 60% das vagas para focalizadores que não residam no município de São Paulo).

Dias: 10, 11 e 12 de fevereiro de 2023, sexta, sábado e domingo.

Horário: sexta das 19h às 22h;
sábado das 9h às 12h30 e das 14h às 17h;
domingo das 9h às 12h30.

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem 75% de frequência nos encontros.

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

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