Outubro Rosa 2021

topo

Outubro Rosa 2021
 

Dias: 4 a 29/10 - segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: confira programação

 

Descrição

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em Nova York, EUA. O laço cor-de-rosa é o símbolo internacional do Outubro Rosa.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico precoce e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
No Brasil, o INCA – Instituto Nacional do Câncer que participa da Campanha desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.
A proposta da UMAPAZ para o Outubro Rosa deste ano é possibilitar vivências que envolvam acolhimento, orientação, interação e sobretudo atenção amorosa para a situação atual de vida das mulheres em tratamento de câncer.

 

Conteúdo Programático

As contribuições da Espiritualidade ao Universo da Saúde da Mulher.

Uma abordagem ampla e aberta sobre como conduzir com leveza, consciência e amorosidade a vida humana em todas as suas dimensões, abrangendo aspectos do corpo, mente e espirito através de cuidados paliativos.

Celso Galhardo Monteiro.
Data: 04/10 (2ª feira)
Horário: 18h às 19h30
 

Inscrições encerradas


 

O feminino nas Danças Circulares”.

Encontros abertos de dança circular que já acontecem há 15 anos. Em outubro será trabalhado o princípio feminino em seus mais diversos aspectos como cuidado, sensibilidade, fertilidade, nutrição e amor em conexão com a temática do Outubro Rosa.

Estela Gomes e focalizadoras convidadas.
Datas: 06, 13, 20 e 27/10 (4ªs feiras)
Horário: 10h às 11h
 

Link de acesso:

https://us02web.zoom.us/j/88907792065?pwd=NFpaK2k4QUsrblU0MHRGMjV4K0lHQT09 

ID da reunião: 889 0779 2065
Senha de acesso: 766599


 

Depoimentos de vida, aspectos marcantes que valem ser transmitidos.

Compartilhar sua experiência com outras pessoas que estão passando pelo mesmo que você já passou, pode ajudar a aumentar a conscientização sobre o câncer de mama.
Aqui, vidas que merecem ser contadas por suas protagonistas que sobreviveram, graças ao cuidado e tenacidade em seguir seus tratamentos. É importante manter a esperança e ser uma pessoa positiva. Compartilhe sua história

Maricy Montenegro e Eliana Gutierres.
Data: 08/10 (6ªfeira)
Horário: 10h às 11h30
 

Inscrições encerradas.


 

Mindfulness, fortalecendo seu autocuidado e compaixão.

Através de práticas de atenção plena, meditação, reflexões individuais e em grupos, convidaremos os participantes a acessarem uma conexão saudável com seu corpo, mente e emoções, propiciando um estado interno mais tranquilo, autoconhecimento e equilíbrio emocional.

Solange Viana
Data: 11/10 (2ª feira)
Horário: 18h às 19h30
 

Inscrições encerradas.



Orientações e fundamentos jurídicos referentes ao tratamento do câncer.

Sanando dúvidas sobre direitos e assistência jurídica, em como lidar com possíveis problemas de acesso a atendimento médico, exames, e procedimentos essenciais, para maior segurança em seu tratamento. Ou se simplesmente tiver necessidade de orientações em como melhor conduzir uma situação que pode parecer sem saída.
Será abordada a incidência do câncer de mama em pessoas com deficiência.

Sandra dos Santos Reis
Data:15/10 (6ªfeira)
Horário: 10h às 11h30
 

Inscrições encerradas.


 

Promovendo Equilíbrio e Saúde com base nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

Neste encontro faremos uma reflexão, com base nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, sobre o surgimento e o auxílio no tratamento do câncer de mama.

Silvia Viana
Data: 18/10 (2ª feira)
Horário: 18h às 19:30h
 

Inscrições encerradas.


 

Workshop Arteterapia é saúde.

“A Arteterapia como um processo que promove e preserva a saúde”. Facilitar o despertar do potencial criativo no fazer arte, traz o ser saudável dentro de nós reconhecendo que ele é sábio. Ao criar arte e comunicá-la amplia-se a consciência e aumenta a qualidade de vida.

Regina Chiesa
*Material: papel A4 200g, aquarela ou guache, lápis de cor, pincel redondo médio.
Data: 22/10 (6ª feira)
Horário: 10h às 11h30
 

Inscrições encerradas.


 

O feminino em história e dança.

Um encontro com o sensível por meio da arte, com meditação em movimento, contação de história e dança circular.

Factima El Samra e Estela Gomes
Data: 25/10 (2ª feira)
Horário: 18h às 19h
 

Inscrições encerradas.


 

A experiência em sobreviver

Relato pessoal da experiência de 18 anos no Atelier Terapêutico do CORA – Centro Oncológico de Recuperação e Apoio.

Regina Chiesa
Data: 29/10 (6ª feira)
Horário: 10h às 11h30
 

Inscrições encerradas.


 

 

Facilitadores

CELSO GALHARDO MONTEIRO
Médico formado em 1983 e servidor efetivo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) desde 1988. Medicina Homeopática pela Associação Paulista de Homeopatia em 1991. Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica em 1994.Saúde Pública pela FSP/USP em 2003. Economia e Gestão em Saúde Pública/UNIFESP em 2007. Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar em 2020. Atualmente exerce apoio técnico às áreas de Cuidados Paliativos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Programa Melhor em Casa na Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (instância da SMS-G).

SOLANGE VIANA. Instrutora e Trainer em Mindfulness, formada pelo MTI (Mindfulness Training International), formanda em Psicologia, coordenadora nacional da Campanha Escolha a Calma. É capacitada em "Valores Humanos no Trabalho", metodologia criada por Ken O'Donnell, facilita programas de autopercepção e autoconhecimento para grupos particulares e empresas, baseados em Valores Humanos e Mindfulness. Atualmente é membro do Conselho da Abramind e Conselheira pelo CADES-Lapa.

ELIANA GUTIERRES. Psicóloga Clínica, Professora e Psicopedagoga. Pós graduada em Psicologia Junguiana, Psicossomática. Atualmente atende crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Asperger, coordena grupos de estudos e psicoterapia. Participa dos grupos de estudo e pesquisa do ACCAMARGO.

MARICY MONTENEGRO. Fonoaudióloga com formação em Programação Neurolinguística e Hipnose Clínica, Arte terapeuta, Artista Plástica, Escritora, Educadora da UMAPAZ.

SANDRA DOS SANTOS REIS. Pessoa com deficiência, cadeirante. Bacharel em Direito.Local de atuação São Paulo. Ex presidente e Conselheira do CMPD, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e CEDPD, Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, Ex conselheira do Conselho Municipal de Saúde. Pastas de atuação nos Conselhos Municipais de Proteção Social, Habitação e Saúde.

SILVIA VIANA. Dedica-se aos estudos e pesquisas de terapias naturais desde 1999, paralelamente à sua trajetória profissional no segmento financeiro. Desde 2006 dedica-se exclusivamente ao aprofundamento dos estudos nas Medicinas Tradicionais Orientais. Acupunturista, com especialização em Acupuntura japonesa pelo CEATA-SP onde já teve a oportunidade de ser monitora, coordenadora e professora nos cursos livre e de pós-graduação em Acupuntura. Atualmente Silvia atende em seu consultório, além de dar aulas e palestras.

ESTELA MARIA GUIDI PEREIRA GOMES. Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Formada no Treinamento Internacional da Academy for Movement & Awareness - Método Harmony de Nanni Kloke, integra a Rede Harmony Brasil. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.

FACTIMA EL SAMRA. Arte terapeuta, Contadora de histórias, Focalizadora de Danças Circulares, Pesquisadora do corpo e das danças étnicas e Artista-educadora de dança com pessoas com deficiência visual no Laramara.

REGINA CHIESA. Arte terapeuta - AATESP 022/1203 - Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Especialista em Psico-Oncologia. Docente e Coordenadora da Pós graduação em Arte terapia do Instituto Freedom SP. Autora dos livros: O Diálogo com o Barro, o Encontro com o Criativo, Mandalas Construindo Caminhos.


 

Coordenação

Eliane  Bosio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados

Vagas: 40 

Dias e horário: confira programação 

Local: Plataformas Microsoft Teams e Zoom.
O evento será oferecido na modalidade a distância, e assim que você fizer sua inscrição e confirmar sua presença, receberá informações sobre como participar das atividades virtuais.



  

Confira nossas redes socias

  •