CURSO: MÓDULO II CONHECENDO AS DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS: PRIMEIROS PASSOS 5ª edição - versão on-line

topo

CURSO: MÓDULO II CONHECENDO AS DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS: PRIMEIROS PASSOS
5ª edição - versão on-line
 

Dias: 4/5 a 29/6 terças-feiras.
Horário: 9h30 às 11h30

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas!

Descrição

O Programa Metodologias Integrativas convida para o MÓDULO II do Curso Conhecendo as Danças Circulares: Primeiros Passos, desta vez em versão on-line, que tem como objetivo seguir introduzindo as Danças Circulares Sagradas como metodologia de trabalho na abordagem dos temas socioambientais e dos valores da Cultura de Paz para os participantes que fizeram o Módulo I.

A Dança Circular resgata passos inspirados na cultura de todos os povos trazendo ao momento presente valores como respeito, união e cooperação produzindo novos sentidos para a vida e o viver. Estas danças levam à vivência da totalidade, à experiência da inteireza, juntando o trabalho físico e emocional pelo ritmo, a harmonia, a cooperação, a energia do círculo que facilita o contato entre os indivíduos, o grupo e a natureza, tornando-se uma vivência capaz de trazer em um curto espaço de tempo reflexão e mudança.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e cultura que participaram dos Primeiros Passos (Módulo I). Adaptado para a metodologia de educação à distância prevê exposição dialogada, prática corporal de meditação em movimento e danças, exposição de filme, diálogo, estudo de danças em casa e leitura de textos. Todo o material do curso será disponibilizado via plataforma Telegram.

Conteúdo Programático

• Danças Circulares Sagradas como metodologia integrativa na educação, saúde e cultura;
• Reflexões sobre o Movimento das Danças Circulares Sagradas: raízes e frutos;
• Introdução ao Método Harmony de Nanni Kloke;
• Vivências corporais incluindo meditação em movimento e danças;
• Vivência de repertório de 12 Danças Circulares Sagradas incluindo danças tradicionais e contemporâneas;
• Danças Circulares Sagradas como ferramenta de autoconhecimento, cultivo aos valores da Cultura de Paz e Metodologia Integrativa na Educação Socioambiental;
• Realização de trabalho individual com planejamento de aula/ação em grupo.


Referências bibliográficas:
BARTON, A. Danças Circulares: o Caminho Sagrado. São Paulo: TRIOM, 2006. (Edição bilíngue português e inglês).
CAMPOY, P. D. L. Dança circular sob a ótica dos cuidados integrativos. Sâmia Inaty Smaira. São Paulo: [s.e.], 2016. 72 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em teorias e técnicas) -Universidade Federal de São
Paulo. Na biblioteca UMAPAZ: Localização: M240 / C218d
DUBNER, D. Dançando a vida: jornada de aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada. Itu (SP): Ottoni Editora, 2014.
DUBNER, D. O poder terapêutico e integrativo da Dança Circular. Itu (SP), Ottoni Editora, 2015. Na biblioteca UMAPAZ: Localização: 398.6 / D878p
GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível em
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svm a/index.php?p=49040
LELOUP, J-Y. O corpo e seus símbolos. Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
OSTETTO, L. E. Danças Circulares na formação de professores: inteireza de ser na roda. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2014.
RAMOS, R. Organizadora. Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo: TRIOM, 2002.
WOISEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, TRIOM, 2006.

 

 

Facilitação

Angelina Eberlein 
Professora de educação infantil aposentada, Focalizadora de Danças Circulares e Voluntária do círculo aberto de Danças Circulares às quintas-feiras na UMAPAZ desde 2015.

Estela Maria Guidi Pereira Gomes 
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ 3 - Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ). Especialista em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness – Método Harmony de Nanni Kloke e Membro certificada da Rede Internacional da Academy of Movement & Awareness. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.
 

Coordenação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

 

Sobre

Público: Profissionais que atuam nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e cultura, que tenham participado dos Primeiros Passos (Módulo I).

Vagas: 40 (pré-requisito: ter cursado uma das 9 turmas do Curso: Conhecendo as Danças Circulares Sagradas: Primeiros Passos (Módulo I). Haverá seleção, se necessário, a partir da análise dos dados da ficha de inscrição do curso

Dias: 04, 11, 18 e 25/maio e 01, 08, 15, 22 e 29/junho às terças-feiras

Horário: das 9h30 às 11h30

Local: Plataformas utilizadas: Zoom (encontros presenciais) e Telegram (compartilhamento de materiais e comunicação com o grupo).

O CURSO SERÁ OFERECIDO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NA PLATAFORMA ZOOM, E APÓS O PROCESSO DE SELEÇÃO, OS SELECIONADOS RECEBERÃO INFORMAÇÕES POR E-MAIL SOBRE COMO PARTICIPAR DAS AULAS VIRTUAIS.

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem 75% de frequência nos encontros síncronos e realizarem o trabalho final de curso

 

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas!

 

 

Confira nossas redes socias

 

  •